Foto: Agência Petrobras / Agência Brasil
No mês de setembro, o Brasil atingiu um marco histórico na produção de óleo e gás, registrando uma extração diária de 4,666 milhões de barris de óleo equivalente, estabelecendo um novo recorde. O recorde anterior, estabelecido em julho do mesmo ano, era de 4,482 milhões de barris diários. Esses dados foram divulgados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 1º de novembro.
A produção de petróleo atingiu a marca de 3,672 milhões de barris por dia, representando um aumento notável de 6,1% em comparação com o mês anterior e um impressionante crescimento de 16,7% em relação a setembro de 2022. O recorde anterior, registrado em julho de 2023, estava em 3,513 milhões de barris diários.
Leia também: Petrobras Anuncia 1º Gasolina Carbono Neutro No Brasil
No que diz respeito à produção de gás natural, o mês de setembro testemunhou um volume de 157,99 milhões de metros cúbicos por dia, indicando um acréscimo significativo de 6,9% em relação ao mês anterior e um crescimento de 10,4% em comparação com setembro do ano anterior. O recorde anterior dessa produção tinha sido estabelecido em julho de 2023, com 154,076 milhões de metros cúbicos por dia.
Esses números impressionantes destacam o contínuo crescimento e desenvolvimento da indústria de petróleo e gás no Brasil, demonstrando a importância do país no cenário global como um produtor significativo desses recursos essenciais.
Leia também: Petrobras pode fornecer combustível sustentável de aviação para todo o mundo no futuro
A produção de combustíveis fósseis no ambiente marítimo supera em larga escala a extração realizada em campos terrestres. Os poços offshore, localizados no mar, contribuíram com 97,6% da produção de petróleo e 87,2% da produção de gás natural no cenário brasileiro.
A Petrobras, tanto de forma independente quanto em parceria com outros consórcios, desempenhou um papel fundamental na produção desses recursos, sendo responsável por uma parcela significativa do total, representando 89,02% da produção total. Além disso, os campos marítimos operados exclusivamente pela estatal contribuíram com 24,4% da produção total de combustíveis fósseis no Brasil.
Esses números refletem a predominância da exploração de recursos no ambiente marinho e a relevante participação da Petrobras na produção nacional de petróleo e gás natural.
A produção de petróleo e gás proveniente das reservas do pré-sal desempenha um papel significativo na produção brasileira, respondendo por 77% do total produzido, o que equivale a 3,594 milhões de barris diários. Esse desempenho refletiu um aumento de 9,5% em comparação ao mês anterior e é resultado da operação de 144 poços.
No mês de setembro, o campo de Tupi, localizado na área do pré-sal da Bacia de Santos, destacou-se como o maior produtor de petróleo e gás, contribuindo com a expressiva marca de 902,40 mil barris diários de petróleo. Esses números evidenciam a relevância do pré-sal na produção de hidrocarbonetos do Brasil.
A produção de petróleo e gás no Brasil está fortemente concentrada na região geográfica do Rio de Janeiro, de onde são extraídos 86 em cada 100 barris de petróleo. Além disso, o Rio de Janeiro se destaca como o principal produtor de gás natural, contribuindo com 75% do total produzido no país. No ranking de produção, o estado de São Paulo ocupa a segunda posição tanto na extração de petróleo quanto na de gás. Essa concentração geográfica ressalta a importância da região do Rio de Janeiro no cenário da produção de hidrocarbonetos no Brasil.
Conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás em julho de 2023, o Brasil ocupa a nona posição no ranking dos maiores produtores de petróleo em âmbito mundial, sendo o principal produtor da América Latina. Os Estados Unidos, a Rússia e a Arábia Saudita lideram essa lista, nessa ordem, e, em conjunto, são responsáveis por mais de 40% da produção global de petróleo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…