Imagem por @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil
Recentemente, a Caixa Econômica Federal lançou uma novidade voltada às mulheres empreendedoras de todo país. Estamos falando de um programa de incentivo à atuação de brasileiras no mercado de trabalho, o que envolve cursos de capacitação das trabalhadoras, e um novo empréstimo de até R$ 5 mil.
Nesta linha, o benefício nomeado de Emprega + mulheres abarca a modalidade crédito que será disponibilizada Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), já operado pela Caixa. Segundo o banco, os valores poderão ser contratados por mulheres que atuam como MEIs (Microempreendedoras Individuais).
Dentre os destaques da nova linha de crédito, estão os valores que podem chegar a R$ 5.000, como previamente dito, e a possibilidade de contratação do empréstimo para pessoas negativadas. Isto é, mesmo que a empreendedora esteja com o “nome sujo”, ela poderá ter acesso às quantias oferecidas pela Caixa.
Além disso, junto ao Sebrae a Caixa também irá oferecer cursos e demais ações voltadas à capacitação das empreendedoras. Em suma, serão concedidas orientações quanto aos caminhos necessários para formalização e abertura de negócios.
Os serviços liberados pelo programa não param por aí, visto que o emprega + mulheres ainda conta com ações de suporte à mulher, tais como suporte a prevenção do assédio sexual e outras violências ocorridas no meio do trabalho, equidade salarial entre homens e mulheres, qualificação profissional a trabalhadoras vítimas de violência doméstica, auxílio-creche e extensão da licença-maternidade.
Como previamente dito, estar em situação de inadimplência ou de negativa, não é um impedimento para o recebimento do microcrédito. No entanto, é exigido que a interessada esteja com seu pequeno negócio devidamente formalizado e regularizado.
Em resumo, é preciso que a contratante atue como microempreendedora individual (MEI), e esteja em um momento de crise financeira. Por fim, cabe ressaltar que o acesso ao empréstimo também dependerá da realização de um curso do Sebrae, disponibilizado pelo programa.
De acordo com o divulgado, antes de dar entrada no pedido do empréstimo, é necessário que a empreendedora cumpra com duas etapas, sendo a formalização como MEI, e a realização do curso pro Sebrae. Feito isso, basta realizar a solicitação do crédito através do aplicativo Caixa Tem.
O processo do pedido se desdobra mediante a atualização da poupança social digital do Caixa Tem. Para maiores detalhes voltados ao curso obrigatório do Sebrae, basta acessar a página online do Caixa Para Elas Empreendedoras, clicando aqui.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…