Imagem: katemangostar / freepik
Concurso público é o sonho de muitos brasileiros, mas atualmente apenas 12,5% dos trabalhadores prestam serviço no setor. Na última terça-feira (04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciou através do Diário Oficial da União a abertura de 7.538 vagas para concurso com dois novos editais referentes a pesquisas econômicas e sociodemográficas. O órgão já havia definido as bancas para outras 8 mil vagas anunciadas no mês de maio.
Em 16 de junho, Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, autorizou a criação de concursos para mais de 4 mil cargos efetivos em 21 órgãos do Governo Federal. Além disso, outros órgãos regionais e estaduais declaram com certa frequência a abertura de diversas vagas. Para este ano, o orçamento garante para concursos tribunais mais de 6 mil vagas, incluindo tribunais de justiça (TJs) e tribunais regionais eleitorais (TREs).
Leia também: Governo Autorizou O Preenchimento De 4.400 Vagas Em Concursos Federais
A realidade brasileira, porém, é complexa. Segundo dados da Gran Cursos Online, o número de concurseiros que enfrentam o desemprego chega a 60% do total e a maior parcela deles declara baixo poder aquisitivo. Para Fernando Lamounier, especialista em educação financeira e diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios, ser concursado no Brasil corresponde a uma vida mais estável.
“Devido a situação social do país, muita gente acaba buscando esse tipo de mecanismo com o objetivo de conquistar uma certa estabilidade financeira, já que os salários tendem a ser mais consistentes. Ao mesmo tempo, isso gera uma inflação na concorrência, já que as vagas são limitadas, apesar da grande oferta deste ano”, afirma o especialista.
Existem também os candidatos que pedem demissão a fim de explorar o sonho de ser concursado, que possuem a vantagem de uma preparação mais organizada. O planejamento, porém, precisa ser bem pensado, pois toda a dificuldade de estudar para passar em um concurso e, depois da aprovação, esperar pela efetiva nomeação representa risco financeiro e psicológico até a situação se confirmar.
Leia também: Saiu Do Último Emprego? Veja Como Explicar O Motivo Do Desligamento!
“Para casos como estes, precisa existir uma reserva emergencial calculada da seguinte forma: multiplica-se o custo de vida dessa pessoa pela quantidade de meses que ela entende que é tolerável ficar sem trabalho. Assim define-se o tempo disponível para estudar, o que vai depender do perfil do candidato, mas também do tipo de trabalho que ele tinha e como se sustentou ao longo do tempo”, explica Lamounier.
A questão para aqueles que optam por se manter na sua profissão e concursar é a conciliação do tempo. Lamounier indica que o esforço corresponde muitas vezes a abrir mão de lazeres habituais, tempo familiar ou até mesmo horas de sono. Entretanto, é necessário equilíbrio. “Precisa ser algo sustentável, que possua uma perspectiva de melhoria de vida. É possível sim fazer isso por alguns meses, talvez até alguns anos, mas ninguém deveria passar por isso a vida inteira. Entra aí a capacidade de apostar em si mesmo em vista de algo maior no futuro”.
Outra possibilidade dentro desse cenário são vagas que requerem posse em outras cidades ou estados. A mudança exige planejamento financeiro mais detalhado, organização de logística e maior preparo mental. “É muito importante ter em perspectiva um aluguel novo, uma casa nova, um carro eventualmente novo, os custos de trazer todos os móveis, se já os tiver, e ter isso dentro de uma planilha para não tomar uma decisão errada”, finaliza o especialista.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…