Categories: Fique Sabendo

Brasileiros com CPF e RG antigos são convocados em setembro para nova emissão

Como muitos devem saber, o atual Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), estão sendo substituídos por um novo documento unificado, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Através da nova Carteira de Identidade Nacional, o número que existe no seu documento de RG deixará de existir, e no lugar dele, o número será o seu próprio CPF, logo, o CIN em tese unifica ambos os documentos em apenas um.

A atualização do documento, ou seja, da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional será obrigatório para todo cidadão brasileiro, contudo, o prazo para substituição do novo documento vai até 2032, logo, não é preciso ter pressa quanto a sua emissão.

Todavia, a boa notícia é que brasileiros com RG e CPF antigos estão sendo convidados para atualizar o documento. Isso porque a emissão do CIN ocorre de maneira totalmente gratuita e você já pode estar tirando seu novo documento oficial.

Emissão do novo CIN já está disponível

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está a todo vapor, segundo informado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cerca de 11,5 milhões de brasileiros já emitiram o seu documento.

Segundo informado pelo MGI, apenas Roraima ainda não está emitindo o novo CIN. Lembrando que a responsabilidade pela adaptação e emissão do novo documento é integralmente dos estados.

O novo CIN pode ser tirado por brasileiros de qualquer idade, lembrando que o novo documento unifica o registro geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), onde o próprio número de CPF se torna o número de RG, ou seja, não teremos mais utilização para o número oficial do RG.

A Carteira de Identidade Nacional segue padrões internacionais e possui o código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo mecanismo presente em passaportes, permitindo a entrada em países de todo Mercosul com maior facilidade.

Como tirar a CIN?

Se você está querendo tirar sua nova Carteira de Identidade Nacional, você deverá fazer isso presencialmente nos órgãos emissores de sua cidade, como as redes Expresso Cidadão e Poupa Tempo.

A emissão da primeira vida do CIN é completamente gratuita, então não há com o que se preocupar, não haverá nenhuma cobrança desde que seja a sua primeira vida do novo documento.

Ao chegar no órgão emissor de seu município, será preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  • Menores de idade devem comparecer ao local junto do responsável
  • CPF deve estar em situação regular

Veja onde tirar a sua Carteira de Identidade Nacional no seu Estado:

Lembrando que Roraima é o único estado que ainda não está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional para sua população. No caso cidadãos desse estado devem aguardar que os sistemas do estado estejam adaptados para a emissão do CIN.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

14 minutos ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

41 minutos ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

2 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

3 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

9 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

11 horas ago