Foto: Divulgação/ governo do estado do Rio de Janeiro / detran RJ / Agência Brasil
O governo vem modernizando a emissão de diversos documentos, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nessa modernização, outro documento que já pode ser emitido digitalmente é o Documento de Identidade, popularmente conhecido como RG.
Baixar o RG na versão digital pode se tornar uma grande facilidade, tendo em vista que a utilização da versão online do documento evita a necessidade de carregar todos os documentos de forma física, algo que normalmente aumenta as chances de perda.
Uma situação que precisamos esclarecer antes de explicar como o cidadão pode baixar o documento no celular, é explicar que existe uma diferença entre o novo RG que começou a ser emitido pelo governo e a versão digital do RG.
Isso porque a versão digital do RG que já pode ser baixada no celular, diz respeito a versão atual do seu documento de identidade, e não o novo modelo do RG que começou a ser emitido no país.
Essa diferença existe, pois, praticamente toda a população brasileira ainda possui a versão tradicional do RG, pois o novo modelo ainda está começando a ser emitido gradualmente por alguns Estados.
O novo modelo do RG lançado pelo governo é um documento que em breve os cidadãos deverão solicitar junto aos órgãos de identificação do Estado.
No entanto, enquanto a maioria dos brasileiros não pode ter acesso ao novo modelo, outra boa parcela pode se beneficiar de utilizar ao menos a versão digital do tradicional modelo do documento de identidade.
Como se sabe, a emissão do documento atual de identidade não é feita pelo governo federal, mas sim pelo Estado em que cada cidadão reside.
Dessa maneira, infelizmente nem todos os Estados oferecem a possibilidade de baixar o RG digitalmente, dessa maneira, confira quais Estados permitem baixar o documento direto no celular e inclusive o link na loja de aplicativos para baixar o documento.
Após o download, basta seguir o passo a passo do aplicativo como escanear QR Code, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento. Feito o procedimento apenas uma vez o cidadão estará apto a usar o documento sempre que precisar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…