Para muitos brasileiros que estão tirando a carteira de motorista (CNH), precisam passar pelas aulas em um carro manual, mesmo que, após tirarem o documento, irão dirigir somente carros automáticos.
Justamente por isso, entre em discussão a possibilidade de liberar uma carteira de motorista especialmente destinada para quem dirigirá apenas carros automáticos. Essa discussão inclusive já se encontra dentro do Congresso Nacional.
A discussão vem atrás do Projeto de Lei que já está há alguns anos em tramitação, e que frequentemente volta a ser discutida devido a possibilidade. Especialmente nos dias atuais, onde o câmbio automático tem se tornado preferência da maioria dos motoristas brasileiros.
Segundo levantamento realizado pela consultoria S&P Global, mostrou que o brasileiro vem buscando cada vez mais conforto ao dirigir e hoje, mais de 60% dos carros vendidos no país são automáticos, o que faz jus a discussão de uma CNH especialmente para veículos com esse tipo de câmbio.
O Projeto de Lei 7746/17 inicialmente surgiu como uma ideia de atingir motocicletas, contudo, devido a alguns anos de tramitação, agora também se estende aos veículos de quatro rodas.
A ideia, então, que está sendo analisada pela Comissão de Viação e Transportes, é introduzir duas novas categorias para a CNH, sendo elas:
Dessa maneira, caso a proposta seja aprovada, os motoristas com CNH exclusiva para câmbio automático obrigatoriamente deverão dirigir veículos somente com esse câmbio. Caso sejam pegos dirigindo carros de câmbio manual, sofrerão com infrações gravíssimas, além de terem o veículo retido.
Para que essa mudança possa ter validade, a proposta pretende alterar a Lei 9503/97. Vale destacar que, na legislação atual, o Código de Trânsito não tem distinção entre veículos com câmbio automático ou manual.
Como mencionado anteriormente, a consultoria S&P Global identificou que os brasileiros estão preferindo mais conforto ao dirigir e estão trocando veículos com câmbio manual por automático.
Tanto é que o número de carros novos com câmbio automático já está em 60% das vendas gerais, uma tendência que deve continuar evoluindo até uma possível extinção de veículos de câmbio manual.
Segundo uma outra pesquisa, dessa vez da Bright Consulting, os veículos com câmbio manual serão apenas 5% dos carros vendidos no Brasil em 2030, ficando restrito a alguns nichos do mercado, como modelos esportivos ou comercializados sob encomenda.
O tipo de câmbio automático varia conforme o fabricante e as preferências do mercado. Segundo dados da Jato Dynamics, 39,7% dos carros automáticos no Brasil são equipados com a transmissão convencional com conversor de torque, 20,5% são do tipo CVT (Transmissão Continuamente Variável) e somente 1,9 utilizando o sistema automatizado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…