Imagem por @bearfotos / freepik
Nos últimos anos brasileiros que moram no exterior estão mandando mais dinheiro para o Brasil, o banco central registrou um recorde de remessas vindas do exterior desde começou a acompanhar essas transações, há quase 30 anos.
No final dos anos 90, o Brasil recebia por ano mais ou menos 1 bilhão de dólares, já no final do ano passado o Brasil fechou essa conta com 4,7 Bilhões de dólares.
Esse é o maior valor dessa série histórica, que começa em 1995, e só no ano passado o aumento foi de 22%, aumento esse que já vinha numa escalada aumentativa.
Este número mostra vários fenômenos distintos, por exemplo a quantidade de brasileiros que deixam o nosso país em busca de oportunidades melhores em outros países e também mostra como as famílias que continuaram continuam a quino Brasil precisam de ajuda de fora para continuar pagando as contas do dia a dia.
Também podemos ver um efeito da taxa de câmbio, quando o dólar aqui no Brasil está elevado, fica ainda mais vantajoso mandar recursos do exterior.
Por exemplo, em dólar ou em euro para o Brasil, ao passar pela conversão, quem recebe o dinheiro aqui no Brasil acaba recebendo mais.
Leia Também: Dólar teve queda e atingiu o menor nível desde novembro
A origem principal vem dos Estados Unidos com mais de 2 Bilhões de dólares, só no ano passado um aumento de 11%. No Reino Unido país que teve recentemente toda a confusão relacionada ao brexit (saída Reino Unido da União Europeia) o volume caiu 31%.
Há muitos brasileiros que tem dupla cidadania europeia e podiam antes do brexit viver normalmente na Inglaterra no Reino Unido, agora está mais difícil, com isso alguns brasileiros saíram do país e foram para outros países europeus.
Portugal por exemplo, houve um aumento de quase 72%, Suíça 66%, Espanha 52% de aumento e Alemanha 124% de aumento, 128% na França a segunda maior economia da zona do Euro, 48% na Itália, 37% no Japão e 58% no Canadá.
Desses países são recordes os valores enviados: Estados Unidos, Portugal, Suíça, Espanha, França, Canadá e também a Holanda.
Leia Também: O Projeto aprova acordo de cooperação sobre serviços aéreos entre Brasil e Angola
Em tempos de globalização o número de brasileiros cresceu 35% entre 2010 e 2020 segundo uma pesquisa do IBGE. Milhares de brasileiros moram e trabalham no exterior, seja porque conseguiram mais patriação, ou porque arrumaram um trabalho quando chegaram.
Algumas carreiras que estão em alta no exterior abrangem áreas como tecnologia e engenharia onde lá fora não tem tantos profissionais quanto aqui no Brasil.
Então os profissionais são buscados inclusive aqui no Brasil, algumas empresas pagam toda a mudança desses profissionais para fora do país, por conta da falta de profissionais.
Por lei os brasileiros que residem fora do país há mais de um ano precisam emitir a declaração de saída definitiva do país, essa obrigação tributária representa o último imposto de renda que o beneficiário precisa declarar no Brasil.
Nesta quinta, o Banco Central divulgou também que os gastos de brasileiros no exterior mais que dobram em 2022 e chegam a R$ 60 bilhões.
As despesas de brasileiros no exterior são influenciadas por fatores, como o nível de atividade econômica e o preço do dólar, usado nas transações internacionais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…