Fique Sabendo

Cadastro Único 100% digital poderá melhorar o banco de dados do governo

A falta de informação detalhada e confiável sobre os dados da população moveu a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) a sugerir o debate sobre a inclusão do Cadastro Único Nacional Digital, com dados sistematizados que vão ajudar a combater fraudes nos programas emergenciais.

A audiência pública foi aprovada em maio na comissão mista que fiscaliza as ações do governo Federal para combater à pandemia do novo coronavírus.

Veja o que diz a senadora Eliziane Gama:

“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, disse a senadora.

Ela também pediu uma audiência com José Barroso Tostes Neto (Secretário Especial da Receita Federal); Caio Mario Paes de Andrade (Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados); Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); e Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania.

Ela também afirmou que, a inclusão de um cadastro nacional é urgente. Para a senadora, o Governo Federal, precisa ter ações imediatas para consolidar, em um banco de dados, as informações de diversas áreas dos brasileiros (emprego, impostos, dados eleitorais, etc).

O que se percebe é que com o volume de CPFs suspensos e cancelados, deixa bem claro o número de brasileiros que devem estar em situação irregular perante à Justiça Eleitoral ou sem ter condição de alistamento eleitoral, o que vem a ser preocupante para o correto exercício da cidadania, de acordo com a senadora.

Como saber se você está inscrito no Cadastro Único?

Basta o cidadão consultar um dos canais de atendimento da plataforma, utilizando os dados pessoais dos integrantes da família.

Consulte:

Site: ao acessar a página, basta preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência.

Aplicativo: disponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Feito a instalação, inserindo os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

Por telefone será possível tirar dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e outros programas sociais oferecidos pelo governo. A lição é gratuita, e só de ser feita através de telefone fixo. É só ligar para 0800 707 2003.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

4 segundos ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

4 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

4 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

5 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

7 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

8 horas ago