Imagem por @romanzaiets / freepik
Toda pessoa com deficiência deveria ser tratada com dignidade em todos os lugares, a acessibilidade deveria estar presente em todos os locais, uma cadeira de rodas é o mínimo.
Infelizmente, a conscientização por parte de empresas é pouca, portanto, muitas organizações não conseguem oferecer o básico para quem precisa.
Um Projeto de Lei (PL) está querendo mudar isso, conheça nos próximos tópicos o PL que obriga Aeroportos a fornecerem cadeira de rodas para pessoas com deficiência.
O Projeto de Lei 490/2023 obriga que aeroportos forneçam carros e cadeiras de rodas, motorizadas ou não, para atendimento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos aeroportos.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida na Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/00). Pela proposta, nas áreas externas e internas dos aeroportos, incluindo embarques e desembarques, deve estar disponível ao menos uma cadeira de rodas.
O projeto para obrigar aeroportos a oferecem cadeira de rodas está sendo analisado na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida na Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/00).
Pela proposta, nas áreas externas e internas dos aeroportos, incluindo embarques e desembarques, deve estar disponível ao menos uma cadeira.
Leia também: Posso Beber Pouco E Dirigir? É Crime?
O autor da proposta para obrigar aeroportos a terem cadeira de rodas, o Deputado Federal Juninho do Pneu (UNIÃO-RJ) afirma que:
“a legislação obriga somente ter o equipamento para auxílio, mas não prevê diretrizes incluindo embarques e desembarques”.
“Tendo em vista o aumento dos processos de privatização e ampliação dos aeroportos, as distâncias internas para embarques e desembarques estão maiores, e os passageiros necessitam de auxílio no deslocamento”, completou o parlamentar.
A proposta que traz mais acessibilidade para pessoas com deficiência ainda será encaminhada pelas comissões permanentes da Câmara dos Deputados.
Leia também: Conheça O Prazo Para Entrar Com A Revisão Da Vida Toda
Agora é preciso aguardar a tramitação do projeto até que ele seja aprovado na Câmara, após isso, o mesmo seguirá para o Senado Federal para ser analisado.
O projeto de lei 490/2023, que obriga Aeroportos a fornecerem cadeira de rodas para pessoas com deficiência, caso seja aprovado, chamará atenção para o problema que mais precisa de atenção das autoridades, a falta de acessibilidade no Brasil.
Com os Aeroportos ficando maiores, uma cadeira de rodas nas áreas externas e internas dos aeroportos, incluindo embarques e desembarques, já fará a diferença na vida de muitos cidadãos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…