O CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais ficou ainda mais famoso após o lançamento dos programas do governo como Auxílio Brasil e o Auxilio gás.
E para participar destes e outros programas do governo o principal requisito é estar cadastrado no CadÚnico, pois nele consta informações como renda familiar, situação familiar, informações sobre a moradia entre varias outras.
E por isso muitas pessoas estão tentando entrar nesta lista, mas uma duvida muito frequente é: Consigo fazer meu cadastro online? E para esclarecer essa e outras duvidas, continue a leitura.
Quais programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único como base para seleção ?
- Auxílio Brasil
- Minha Casa, Minha Vida
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.
Como me cadastrar?
Primeiro é importante saber que podem se cadastrar famílias:
- Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
- Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.
O cadastro no Cadúnico é feito exclusivamente de forma presencial, e já respondendo a pergunta: Consigo fazer meu cadastro online? Não!
Você não poderá fazer sua inscrição através da internet, celular, etc. Isso porque membros do próprio Governo afirmam que essa é uma forma de evitar golpes e fraudes em relação aos programas sociais.
Então para se cadastrar é preciso procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
E para isso é necessário apresentar pelo menos um documento de todas as pessoas da família:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor.
Não é obrigatório apresentar um comprovante de endereço, mas caso você queira levar irá ajudar no preenchimento do endereço.
Informações importantes:
- É preciso ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
- Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
- Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Atualização do cadastro
Uma das regras para entrar nos programas do governo é manter seu cadastro sempre atualizado, então caso você mude de endereço ou de telefone ou tiver alguma alteração em sua renda mensal, estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o seu cadastro deve ser atualizado.
Para fazer a atualização procure o setor responsável pelo Auxílio Brasil em seu município para fazer a atualização cadastral e leve seu documento de identificação oficial.
Pois com suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra.
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