O Ministério do Trabalho publicou recentemente a portaria 945/2017, que trata da obrigatoriedade de informar no CAGED os dados do exame toxicológico de motoristas profissionais. O exame já é obrigatório desde 2015.
A nova regra já se aplica às contratações e demissões realizadas a partir de 13 de setembro.
Veja a seguir onde preencher as informações na Folha.
Devem ser informados os exames toxicológicas das famílias ocupacionais (CBO):
Ao realizar o cadastro de um funcionário, você deve informar o cargo. Se o cargo informado possui algum dos CBOs destacados acima, o sistema abrirá uma nova janela para que você possa inserir as informações:
Na hipótese de rescisão, ao informar o código da empresa e do empregado (motorista) que se enquadra nas categorias obrigadas, a mesma janela será aberta para inserir as informações.
Se no momento do cadastro não estiverem disponíveis as informações do exame veja a seguir como lançar as informações. Recomendamos que o cadastro do empregado não seja realizado sem que os resultados do exames estejam à disposição, a fim de evitar problemas trabalhistas.
Para alterar ou inserir informações referentes ao exame toxicológico de motoristas, acesse o menu cadastro e selecione a opção Exame Toxicológico. Os campos são idênticos aos da janela exibida na imagem.
Atenção: não será possível transmitir o CAGED sem essas informações. Sem os dados, haverá erro no envio do arquivo e você terá de realizar tudo novamente. Certifique-se de lançar os dados no momento do cadastro e também no momento da rescisão. Via Sibrax
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…
View Comments
Os exames toxicológicos de larga janela aplicados à contratação de motoristas pode levar até 15 dias para ficarem prontos. No entanto, o que realmente é essencial para fins de contratação e CAGED, é o relatório do médico revisor ( MRO ).
A maioria das empresas especializadas em exames toxicológicos têm MROs disponíveis gratuitamente para análise de seus laudos.
http://www.exametoxicologico.com.br