Mesmo com o fim do calendário de pagamentos do tradicional abono salarial, que ocorreu entre os meses de fevereiro e março, a Caixa Econômica Federal ainda disponibilizará um saque triplo do PIS/Pasep até o final do ano.
Com relação às novas oportunidades de saque do PIS/Pasep, duas opções são relacionadas ao abono salarial que será liberado para mais de 500 mil trabalhadores.
E a terceira e última opção é relacionada às cotas do PIS/Pasep, onde, mais de 10 milhões de pessoas têm o direito de receber os valores que acumulados somam mais de R$ 23 bilhões.
Sem mais delongas, vamos entender como funcionam essas três opções de saque do PIS/Pasep, quem tem direito e como consultar e receber cada uma delas.
Cerca de R$ 23 bilhões estão disponíveis para saque aos trabalhadores que exerceram atividade formalmente nas décadas de 1970 e 1980. Os valores são referentes às cotas do fundo PIS/Pasep.
Diferente do abono salarial que é pago anualmente aos trabalhadores que se encaixam nas regras do programa, as cotas do fundo PIS/Pasep são pagas apenas uma vez na vida de cada trabalhador.
Tem direito ao saque das cotas os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada, servidores públicos e ex-militares entre os anos de 1970 a 4 de outubro de 1988 e que ainda não realizaram o saque.
Em suma, todo trabalhador que exerceu atividade naquele período e não recebeu as cotas do fundo PIS/Pasep pode ter uma boa grana para receber.
Também é possível baixar o aplicativo do FGTS no seu celular e verificar se há saldo das cotas do fundo PIS/Pasep liberados. Isso porque o dinheiro das cotas foram transferidos para o Fundo de Garantia.
Outra possibilidade de consultar os valores e receber é se dirigindo a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto para realizar a consulta.
Lembre-se de ao buscar informações não confundir abono salarial com cotas do PIS/Pasep, para que possa ser feita a consulta do benefício certo.
Segundo a Caixa existem dois motivos pelos quais os beneficiários não sacaram o benefício, o primeiro deles é que a maioria dos beneficiários hoje são aposentados e nem sabem do benefício.
O segundo motivo é que parte desses beneficiários já faleceram, contudo, seus herdeiros e dependentes tem total direito de receber o benefício.
No caso dos herdeiros para realizar o saque será necessário comparecer na agência da Caixa com algum dos seguintes documentos:
Cerca de 300 mil trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2019 e que não receberam o benefício terão direito ao saque integral neste ano.
O primeiro passo para saber se você tem direito ao abono salarial de 2019 é se encaixar nos seguintes requisitos:
Se encaixando nessas regras basta entrar em contato com a central telefônica Alô Trabalhador pelo número 158 e buscar informações, ou ainda acessar o aplicativo de celular da Carteira de Trabalho Digital.
Caso você tenha direito ao abono de 2019, será necessário realizar a solicitação do benefício pelo e-mail (trabalho.uf@economia.gov.br, troque “uf” pela sigla do seu estado) e informar todos os dados pessoais.
Ou comparecer presencialmente em uma unidade mais próxima da Superintendência do Ministério do Trabalho e Previdência (lembre-se de levar sua carteira de trabalho e um documento oficial com foto).
Os trabalhadores que se enquadram nos seguintes requisitos:
E que não tenham recebido o abono salarial entre os meses de fevereiro e março deste ano podem realizar o saque do benefício a partir de agora.
O primeiro passo é identificar se está nas regras do benefício, caso esteja nas regras listadas e não tenha recebido o benefício deverá entrar em contato com a central Alô Trabalhador número 158 ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e verificar se possui saldo disponível para saque.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…