Quais saques do FGTS ainda posso fazer esse ano?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo formar uma reserva financeira para o trabalhador que exerce atividade formal de carteira assinada. Essa reserva se forma através de depósitos mensais realizados pelas empresas em conta vinculada ao fundo.
Mensalmente o empregador é obrigado a depositar 8% do salário do trabalhador em uma conta ativa vinculada ao FGTS, dessa forma, conforme os meses e até anos vão passando, é possível juntar uma boa reserva financeira.
Contudo, além de formar uma reserva financeira em nome do trabalhador, o FGTS fica limitado a algumas condições de saques específicas, que existem justamente para atender momentos mais específicos da vida do trabalhador.
Apesar de ser um dinheiro do próprio trabalhador, o mesmo não pode simplesmente realizar o saque quando bem entender. É necessário se enquadrar em alguma situação mais específica para isto.
A justificativa principal para essa limitação, está no objetivo do benefício de ser uma reserva emergencial, onde, caso o trabalhador pudesse sacar quando bem-quisesse, não seria possível juntar essa reserva financeira.
Dessa forma, a Caixa Econômica Federal junto ao Governo Federal, delimitam as seguintes possibilidades de saque que serão as mesmas em 2023, vejamos:
Existem ainda situações onde o governo federal determina condições especiais para saque do Fundo de Garantia, assim como ocorreu em 2019 com o saque imediato, em 2020 com o saque emergencial e este ano com o saque extraordinário.
No entanto, nenhuma dessas situações está prevista na Lei do FGTS, ou seja, não é uma possibilidade que existirá todos os anos, dependendo do governo para autorizar ou não uma modalidade especial de saque.
Dessa maneira, para 2023, não há previsão alguma, ao menos até o momento, de que o governo possa vir a disponibilizar uma nova modalidade extraordinária de saque do Fundo de Garantia.
Uma vez que o FGTS é sacado, ele pode ser usado da forma como o trabalhador julgar necessário. No entanto, não existe regra que permita que o trabalhador resgate o Fundo de Garantia, mesmo que seja para pagar as contas.
Está, na verdade, é uma reclamação que existe há muitos anos, onde, o trabalhador possui dinheiro reservado nas contas do FGTS, mas acaba inadimplente pelo não pagamento de contas justamente por não conseguir sacar os valores.
Dessa forma, para tentar flexibilizar o resgate do FGTS para os trabalhadores, o governo federal criou a modalidade do saque-aniversário, que permite ao trabalhador resgatar anualmente uma parcela do saldo vinculada às contas do Fundo de Garantia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…