Chamadas

Caixa libera dinheiro ‘esquecido’ do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal está liberando o dinheiro que os trabalhadores ‘esqueceram’ no PIS/Pasep. Tem direito quem exereceu atividades com carteira assinada terão direito ao abono salarial que é pago anualmente para o trabalhador que recebe até dois salários mínimos. O abono salárial paga um valor de um salário mínimo (R$ 1.212) para quem trabalhou 12 meses no ano-base ou um valor proporcional para quem exerceu ativdades com carteira assinada por 30 dias.

A Caixa está liberando o valor para quem não retirou o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, que teve seu pagamento liberado em 8 de fevereiro e finalizado em 31 de março deste ano. De acordo com informações da Secretaria de Trabalho, ainda não sacaram o valor, cerca de 478 mil trabalhadores, sendo 125.624 referente ao PIS  e 353.100 referente ao Pasep.

O Programa de Integração Social (PIS) é destinado ao trabalhador do setor privado, sendo a Caixa Econômica Federal responsável em realizar o pagamento.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Os valores são pagos de acordo com a quatidade de meses trabalhados com carteira assinada. Por exemplo, quem trabalhou 6 meses no ano-base 2020, receberá o valor de R$ 606,00.

Para saber se você tem dinheiro esquecido no PIS/Pasep, poderá consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, para isso será necessário fazer o login por meio de uma conta Gov.br.

Para as pessoas que tinham direito de receber o abono salarial mas não foram contempladas vão poder eeceber os valores. Basta fazer a solicitação do saque do PIS/Pasep que está disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo.

Está disponibilizado o formulário de solicitação para a liberação do saque do PIS. No site do governo, usando o login é possível ver um passo a passo de como receber o abono salarial.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

26 minutos ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

2 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

7 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

8 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

8 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

8 horas ago