A Caixa Econômica Federal está liberando um novo lote de pagamentos do PIS/Pasep. Segundo o banco, cerca de 10,5 milhões de pessoas podem ter direito ao benefício. O valor chega a R$ 24,6 bilhões.
Essa liberação do PIS/Pasep é destinada às pessoas que exerceram atividade remunerada entre os anos de 1971 e 1988.
Segundo informações da Caixa, o valor liberado é referente às cotas do PIS/Pasep, para quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. O trabalhador já pode ter acesso a esse dinheiro, que poderá ser sacado em novembro. O prazo para retirada do valor termina em 1º de junho de 2025.
Porém, o trabalhador deverá ficar atento, se ele não retirar o dinheiro até o prazo acima mencionado, perderá o direito e não poderá solicitar novamente o valor das cotas do PIS/Pasep.
O valor das cotas poderá ser retirado pelo trabalhador que tiver cadastro no fundo, e possuir saldo em suas cotas PIS/Pasep. O saque poderá ser realizado em agências da Caixa. No caso do titular ter falecido, o valor poderá ser retirado por seus herdeiros.
A Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020 estabeleceu a extinção do Fundo PIS/PASEP e determinou a transferência de seu patrimônio para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Desta forma, as contas vinculadas de titularidade dos participantes do Fundo PIS/PASEP passam a estar vinculadas ao FGTS.
Leia Também: Quem falta muito ao trabalho pode perder as férias?
As contas vinculadas FGTS originadas pela transferência do Fundo PIS/Pasep estão liberadas para saque.
Se sua documentação estiver toda regular e você tiver direito ao saque, após indicar sua conta de preferência no App FGTS, o valor a receber cairá direto na conta bancária informada, em até 5 dias úteis.
Caso você queira se informar para saber se tem direito às cotas do PIS/Pasep, deverá acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) e fazer o login. Em seguida, clique em “Você possui saque disponível”, e “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. Se você não tiver direito ao saque, essa opção não aparecerá.
Leia Também: Quais segurados recebem um adicional de 25% na aposentadoria?
É possível também fazer essa consulta de forma presencial, indo a uma lotérica credenciada pela Caixa Econômica Federal. Para retirar o dinheiro, o trabalhador deverá estar com o seu cartão social, ou diretamente nos terminais de autoatendimento da Caixa. Lembrando que o o prazo para retirar o dinheiro termina no dia 1º de junho de 2025.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…