Recentemente a Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que irá disponibilizar novos serviços através do aplicativo “Caixa Tem”, com o objetivo de promover novas funcionalidades na plataforma que teve um papel essencial desde o início da pandemia.
Sendo assim, de agora em diante o aplicativo deverá contar com alternativas de microcrédito, seguros e cartões.
Vale ressaltar que, a princípio o aplicativo era usado apenas para efetuar os depósitos referentes ao auxílio emergencial, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) emergencial e Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (BEm).
Segundo informações da Caixa Econômica, cerca de 90 milhões de poupanças sociais digitais foram abertas gratuitamente ao longo de 2020, período em que o aplicativo foi elaborado possibilitando o uso pelos cidadãos cadastrados em benefícios sociais e emergenciais do Governo Federal durante a pandemia.
Após este período inicial, que foi o mais grave até esta segunda onda da pandemia, a Caixa Econômica demonstrou a intenção de manter as contas abertas gratuitamente, conforme informado pelo presidente da instituição bancária, Pedro Guimarães.
“Todos os produtos serão mantidos. Todos os produtos gratuitos continuarão gratuitos.
E falaremos mais, o aplicativo do Caixa Tem é o banco digital para menor renda, que é 80% da base de clientes da Caixa”, declarou Pedro.
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Sendo assim, a Caixa deve continuar oferecendo o pagamento digital de benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família, que até então, era pago apenas presencialmente.
Entre as novas funcionalidades do Caixa Tem, estão:
- Oferta de microcrédito;
- Seguros;
- Cartões.
Na oportunidade, o presidente da Caixa Econômica declarou que a integração do microcrédito na plataforma do Caixa Tem se encontra na fase final.
Segundo Pedro, a ferramenta será capaz de liberar empréstimos de “R$ 100,00, R$ 200,00 e R$ 300,00 de maneira rápida, simples e digital”, voltado aos brasileiros de baixa renda e aos trabalhadores informais que ainda têm alguma parcela do auxílio emergencial a ser recebida.
Se tratando de detalhes sobre a oferta de seguros e cartões, ainda não houve nenhum comunicado oficial sobre o assunto.
Desta forma, até o momento o Caixa Tem disponibiliza somente um cartão de débito virtual que pode ser utilizado tanto em compras online quanto presenciais.
Vale ressaltar que durante a pandemia, 67,5 milhões desses cartões de débito virtuais foram emitidos pelo aplicativo Caixa Tem.
Por Laura Alvarenga
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