Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O auxílio emergencial que começou a ser pago no inicio de abril para aproximadamente 45 milhões de brasileiros, inicialmente está tendo o dinheiro sendo depositado na Poupança Social Digital, com movimentação através do Caixa Tem. Já o saque em dinheiro, foi antecipado pela Caixa Econômica Federal, sendo assim, os saques poderão ser feitos a partir do dia 30 deste mês.
No final do mês será possível fazer um Pix, transferência ou saque dos valores, quando os serviços ficam disponíveis.
“Espero fortemente que em um prazo curto a Caixa já consiga permitir Pix (para transferências do auxílio emergencial)”, disse o diretor responsável pela a organização do sistema financeiro e também da resolução do Banco Central (BC) João Manoel Pinho de Mello durante um evento virtual organizado pela Prospectiva Consultoria.
“A regulamentação do mecanismo de pagamentos diz que qualquer instituição de pagamentos que contar com mais de 500 mil contas transacionais deve oferecer serviços do Pix. Portanto, caso alguma não esteja de acordo, o caso vai ser oficiado e se iniciará o processo para a fiscalização”, finalizou Mello.
O PIX é uma ferramenta para realizar pagamentos e transferências em qualquer horário do dia (de forma instantânea). O novo sistema foi criado pelo Banco Central (BC) para substituir os tradicionais DOC e TED, e ocorre de forma gratuita para as pessoas físicas. Em algumas empresas é cobrada uma taxa em transações com o Pix por pessoas jurídicas.
É necessário para incluir o Pix no aplicativo Caixa Tem, que o usuário crie uma chave para acessar o sistema. Essas chaves podem ser CPF, RG, telefone, e-mail, entre outros.
Como Fazer:
Para você fazer alguma transação pelo Pix, é preciso selecionar a funcionalidade ao lado do TED ou DOC e digitar a chave que corresponde o destinatário.
Quais os benefícios do aplicativo?
Segundo informações, o Caixa Tem oferece várias funções que poderão facilitar o cidadão na hora de usar o aplicativo.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…