José Cruz/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal informou que assim que for anunciado oficialmente a liberação do novo auxílio emergencial, poderá por em prática um esquema para realizar o pagamento do benefício. O banco deverá colocar 700 agências para abrir aos sábados.
O plano será posto em prática após a edição de um decreto com a regulamentação dos repasses, previstos para o início de abril.
Mas, para isso acontecer, será necessário o Congresso promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial que vai liberar os gastos com o programa. Depois o governo deverá publicar uma Medida Provisória (MP) ditando as regras do benefício, que deverá acontecer na semana que vem.
A Intenção da Caixa é abrir aos sábados de 8 horas às 12 horas, embora ainda não tenha definido quais fins de semana será pago o auxílio. Em 2020, a Caixa abriu para pagar o auxílio emergencial, durante 22 sábados.
O crédito em conta poupança para os trabalhadores informais ocorrerá todos os dias, inclusive aos domingos. Ou seja, o depósito não ocorrerá apenas em dias úteis.
Para que não haja aglomeração, a orientação é estimular os beneficiários a utilizar o Caixa Tem para movimentar os recursos creditados na conta poupança.
Poderão se pagos boletos, contas de concessionárias e efetuar compras. Será preciso esperar alguns dias para sacar ou transferir o dinheiro para outras contas.
Uma orientação que está sendo dada aos usuários do Caixa Tem é que façam uma atualização de seus cadastros para evitar fraudes. A atualização começa no próximo domingo, para nascidos em janeiro e no dia 31 de março, para os nascidos em dezembro.
Segundo a instituição, quem não fizer a atualização não será prejudicado e vai receber o auxílio emergencial da mesma forma.
Veja abaixo a partir de que data a atualização estará disponível, de acordo com mês de nascimento:
Quando começa o pagamento do auxílio emergencial
Existe uma expectativa por parte do Ministério da Cidadania, que o pagamento do auxílio emergencial inicie no dia 18 de março para os beneficiário do Bolsa Família e para os informais, o crédito em conta poupança a partir da última semana do mês.
Porém, como houve atraso na tramitação da PEC, a solução foi rodar a folha com os valores tradicionais do Bolsa Família.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…