INSS

Calendário de pagamentos do INSS é antecipado em 2021

Em 2021, o Governo Federal deve antecipar novamente o 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguindo o mesmo formato aplicado no último ano.

Conforme apurado, a expectativa é para que o mesmo aconteça com o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

A proposta de antecipação dos pagamentos do 13º salário e dos segurados do INSS e do PIS/Pasep, são duas medidas que têm sido estudadas devido ao aumento nos casos de Covid-19 pelo país, junto ao retorno das restrições sociais. 

A expectativa é para que, se a medida for aprovada, a primeira parcela do 13º salário do INSS seja paga em fevereiro e a segunda no mês de março, sendo que normalmente, o benefício aos aposentados e pensionistas é pago no decorrer do ano, começando a partir do mês de julho.

Vale ressaltar que o abono salarial do PIS/Pasep é voltado para aqueles cidadãos que trabalharam com carteira assinada no último ano, por pelo menos, 30 dias consecutivos, recebendo até dois salários mínimos.

Sendo assim, ao se enquadrarem nos requisitos mencionados, os trabalhadores em questão têm direito ao saque de até um salário mínimo vigente.

A decisão a respeito da antecipação dos benefícios tem sido analisada com cuidado e atenção, em decorrência da segunda onda de contaminação pela Covid-19 que o país tem enfrentado nos últimos meses.

É importante mencionar que a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil já ultrapassou a margem de 1 mil.

A antecipação tem sido um recurso utilizado como um intermediário até que a vacinação tenha início.

Por essa razão, o Governo Federal não pretende liberar novos pagamentos do auxílio emergencial em 2021, muito menos criar um outro programa que possa vir a substituí-lo.

Neste sentido, tanto a equipe econômica liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, quanto o presidente da república, Jair Bolsonaro, crêem que a situação da doença será controlada rapidamente após o início da vacinação, auxiliando na retomada econômica brasileira.

Por: Laura Alvarenga 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

7 minutos ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

2 horas ago

O Impacto da Reforma Tributária nas Empresas: Desafios e Estratégias de Adaptação

A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…

3 horas ago

É preciso declarar o Pix no Imposto de Renda 2025?

O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…

3 horas ago

MEI: Atualização nas regras exclui e incorpora profissões em 2025

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…

4 horas ago

Estudantes de Direito em SC Acusam Colega de Desviar R$ 77 Mil para Aposta em “Jogo do Tigrinho”

Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…

5 horas ago