Passaporte / Imagem de maramade / freepik
Nesta segunda-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou a urgência para revogar um decreto de Lula que estabelece a exigência de visto para turistas do Canadá, Estados Unidos e Austrália a partir de 2024.
Caso a proposta seja aprovada, a dispensa atual do visto para visitantes desses países que venham ao Brasil será mantida.
Para a efetiva revogação do decreto, é necessário que o plenário da Câmara aprove o mérito do texto. Posteriormente, o Senado também precisa manifestar seu apoio ao projeto.
Leia Também: 5 Curiosidades Sobre Vistos Para Os Estados Unidos
A partir de 10 de janeiro de 2024, turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão serão obrigados a obter visto para ingressar no Brasil.
Essa decisão foi tomada pelo governo federal brasileiro com base no princípio da reciprocidade, estipulando que a dispensa de visto para cidadãos de um país só ocorre se esse país também dispensar visto para os cidadãos brasileiros.
Anteriormente, a exigência de visto para turistas desses países havia sido suspensa em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro.
Contudo, a medida foi alvo de críticas de alguns setores, que argumentavam que ela poderia facilitar a entrada de imigrantes ilegais no Brasil.
Durante esse período, permaneceu a exigência de visto para os turistas brasileiros que visitam essas nações.
Essa decisão do governo anterior atendeu a uma demanda do setor de turismo, e recentemente, 30 entidades representativas do segmento entregaram um documento à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, solicitando apoio para manter a isenção de vistos.
Leia Também: Profissionais Qualificados Podem Solicitar O Visto EB-2
Caso o decreto seja mantido, para solicitar um visto para o Brasil, os turistas desses países deverão apresentar os seguintes documentos:
O processo de solicitação de visto pode ser realizado online ou presencialmente, em uma das representações diplomáticas ou consulares do Brasil no exterior.
O valor da taxa de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão é de US$ 160. O prazo de processamento da solicitação é de cerca de 30 dias.
Após a aprovação do visto, o solicitante receberá um documento com validade de até 90 dias, que permite a entrada e a permanência no Brasil por esse período.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…