A carência, segundo os especialistas é o período contado a partir da assinatura do contrato ou da inscrição do beneficiário no plano em que o mesmo ainda não adquiriu a plenitude do direito à utilização dos serviços contratados. Você pode identificar os prazos de carência no seu contrato.

É sobre a carência que vamos falar hoje em relação ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Para aderir ao saque-aniversário é preciso ter saldo em suas contas no FGTS, sejam elas ativas (empregos atuais) ou inativas (empregos anteriores).
No entanto, quem adere ao saque-aniversário pode ter vantagem por um lado e por outro uma desvantagem, uma delas, em caso de demissão, o empregado perde o direito ao saque integral, sendo possível apenas a retirada dos 40% do montante.
Você aderiu ao saque-aniversário, mas, lá na frente se arrepende, neste caso terá que cumprir uma carência de 25 meses (você só vai estar apto para ter direito ao saque-rescisão no 25° mês seguinte ao da solicitação).
Veja os casos em que você pode movimentar o Fundo de Garantia:
- Na compra da casa própria
- doenças graves
- aposentadoria
- calamidade pública e outros, excetuando-se os casos em que ocorrer demissão sem justa causa
- rescisão por culpa recíproca ou força maior
- rescisão em comum acordo entre o trabalhador e empregador
- extinção do contrato de trabalho a termo e temporário
- falecimento do empregador individual
- falência da empresa ou nulidade de contrato
- suspensão do trabalho avulso
Quem aderiu ao saque-aniversário
Quem aderiu ao Saque-Aniversário FGTS, poderá antecipar até 3 períodos e adiantar o que deseja fazer com o dinheiro.
Você consegue fazer a antecipação de casa, pelo celular ou computador, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal. Lembrando que seu cadastro precisa estar atualizado. O saque-aniversário não é obrigatório, é uma opção do trabalhador em usá-lo ou não.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp