Chamadas

Carência: Projeto quer incluir doenças reumáticas na lista de isentos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou o projeto de lei PLS 319/2013 que pode beneficiar pessoas que sofrem com a esclerose múltipla, artrite reumatoide ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

O projeto tem como objetivo acrescentar as formas incapacitantes de doenças reumáticas, neuromusculares ou osteoarticulares crônicas ou degenerativas na lista de enfermidades que são isentas do período de carência, ao solicitar o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Para esses dois benefício, por exemplo, o prazo de carência é de 1 anos.

INSS

Atualmente, conforme a Lei 8.213/1991, esse direito já é concedido para os segurados que sofrem de doenças como tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS) ou contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.

Mas é preciso ficar atento, pois não serão todos os segurados que sofrem de problemas reumáticos, neuromusculares ou osteoarticulares crônicos ou degenerativos que terão direito a essa desobrigação.

A doença precisa ter sido o motivo pelo qual o segurado ficou incapacitado para o trabalho. Outro ponto que é necessário observar é a filiação do segurado ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Ela deve ter ocorrido antes do aparecimento da doença.

Agora, a proposta segue diretamente para a Câmara dos Deputados.

Fonte – Parceiro: https://www.carboneraetomazini.com.br/blog/carencia-projeto-quer-incluir-doencas-reumaticas-na-lista-de-isentos/

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

View Comments

Recent Posts

Últimos ajustes para o consignado ao trabalhador do setor privado

O governo federal se prepara para lançar nos próximos dias uma nova modalidade de crédito…

40 minutos ago

Pix por Aproximação entra em vigor nesta sexta-feira

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, tem se destacado pela sua rapidez e…

1 hora ago

Empréstimo do saque-aniversário do FGTS bloqueado? O que está acontecendo

Olá! Se você está enfrentando dificuldades para antecipar o saque-aniversário do FGTS em 2025, saiba…

1 hora ago

Empresa de Petróleo abre concurso para contador; R$ 9 mil de salário

Se você é contador e está em busca de uma oportunidade no setor de petróleo…

1 hora ago

Operações de M&A: Um Guia Completo para Entender Fusões e Aquisições

As operações de fusões e aquisições (M&A, do inglês Mergers and Acquisitions) são processos complexos…

2 horas ago

Ficou sem restituição do IRPF em 2024? Receita libera novo lote

Se você declarou o Imposto de Renda de 2024, mas até agora não recebeu sua…

2 horas ago