Carnaval é feriado? / Imagem Freepik
O Carnaval de 2024 irá acontecer na segunda e terça-feira (12 e 13 de fevereiro). Logo em seguida, na quarta-feira, teremos a “Quarta-feira de Cinzas”. O grande problema nessa data é a confusão que as pessoas fazem sobre a data ser um feriado nacional ou um ponto facultativo.
Quando a data comemorativa é um feriado nacional, as empresas são obrigadas a oferecer folga para seus funcionários. Entretanto, quando é ponto facultativo, a companhia pode optar ou não por abrir.
Mas afinal, o Carnaval é um feriado nacional ou ponto facultativo? Entenda a seguir.
Leia também: Carnaval É Feriado? Veja Como Funciona A Jornada Durante A Folia
Vamos esclarecer. O Carnaval é um ponto facultativo em grande parte do país. Consequentemente, nestes casos, as empresas podem obter por abrir ou não as portas.
Além disso, como o trabalhador deixou de trabalhar durante os dias 12 e 13 de fevereiro, pode acontecer da companhia pedir para que ele compense através da hora extra ao longo dos dias de trabalho.
Todavia, em algumas cidades é feriado nacional. Por exemplo, isso ocorre na capital do Rio de Janeiro, graças a lei 5243/2008. Ou seja, neste caso os trabalhadores têm direito a tirar uma folga do serviço. Se a empresa se recusar a deixar o funcionário descansar, ela terá de fazer o pagamento do dia em dobro.
O ponto facultativo é uma data — geralmente próxima a feriados que estão dentro do nosso calendário oficial e são, de fato, obrigatórios de acordo com a legislação brasileira — na qual a dispensa do expediente pode acontecer ou não. Como acontece no caso do carnaval, que é a data em questão.
Geralmente essas datas são definidas com um ano de antecedência, e liberadas por meio de decreto publicado no Diário Oficial todos os anos.
Esse tipo de liberação é mais comum para os servidores públicos, pois a maioria dos órgãos em que atua, como, por exemplo, escolas municipais e repartições, segue as datas comemorativas liberadas no decreto mencionado acima, e não funcionam nestes dias.
A maior diferença entre os dois termos é a obrigatoriedade: apesar de também estar previsto por lei, o ponto facultativo, como o próprio nome diz, é opcional, principalmente para o setor privado.
Além disso, a lei proíbe que os profissionais trabalhem aos feriados, diferente das datas facultativas. O ponto facultativo nada mais é do que um dia em que a empresa pode escolher se suspenderá suas atividades ou não. Ele funciona a partir de um decreto publicado no Diário Oficial de cada estado.
Leia também: Trabalho Nos Feriados Estaduais E Municipais Recebe Em Dobro?
Esse tema é bastante importante e o empregador precisa estar atento. Além de ter essa folga aos feriados garantida, todo profissional que trabalha com carteira assinada, também mantém o direito a sua remuneração referente a este dia.
Casos nos quais a empresa não pode interromper suas atividades durante os feriados, a remuneração deve ser paga em dobro ou o colaborador poderá usufruir do descanso em outro dia da semana, como compensação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…