No dia 17 de fevereiro começa o Carnaval 2023. Esse ano a folia está liberada, nos dois últimos anos, a festa foi impedida de acontecer devido a pandemia de Covid-19.
No calendário oficial do governo, o carnaval não é considerado como feriado nacional, mas é feriado estadual ou municipal em algumas localidades.
Para quem está planejando parar nos dias 20 e 21 de fevereiro, deve ficar atento. Isso porque a segunda e terça-feira de Carnaval não são feriados nacionais. Lembrando que existe a possibilidade do ponto facultativo (cabendo à empresa determinar se os funcionários trabalham ou não).
No entanto, no Rio de Janeiro, a legislação local define a terça-feira de Carnaval como feriado (lei estadual 5243, de 2008).
Leia Também: MEI: Saiba quais são as vantagens de se tornar microempreendedor
O Carnaval acontece entre 20 e 21 de fevereiro. A Quarta-Feira de Cinzas cai no dia 22 de fevereiro. A data da comemoração muda a cada ano porque acompanha a Páscoa, que não tem dia fixo.
De acordo com a Igreja Católica, a Páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do equinócio de março, que cai no dia 20 ou 21 do mês. Em 2023, este dia cai em 9 de abril.
Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade nos dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração. No hemisfério sul, o equinócio de março marca o início do outono.
Desta forma, 47 dias antes da Páscoa, a terça-feira de Carnaval é comemorada. Ou 40 dias antes do Domingo de Ramos – data que marca o fim da Quaresma.
Ponto facultativo é o decreto realizado pelos governos que consiste em dispensar a obrigatoriedade do funcionamento de seus órgãos em dias de determinadas datas comemorativas.
Em relação às empresas privadas não há impedimentos para o trabalho em dias em que o ponto facultativo é decretado pelo governo. Deste modo, o empregador não tem a obrigação de liberar os funcionários da prestação de serviços e cabe a ele decidir se acata o ponto facultativo ou não.
Leia Também: INSS: 14° salário vai ser pago em 2023?
O feriado é uma data decretada e oficializada nos calendários nacionais, estaduais e municipais, tornando obrigatória a dispensa de serviço nestes dias.
Em algumas situações a lei permite o trabalho nos feriados e nestes casos os funcionários devem receber o pagamento em dobro, ou folga compensatória, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…