Chamadas

Carreira: 5 dicas para transformar seu trabalho temporário em efetivo

Diante das festas de final de ano, meses de outubro, novembro e dezembro geram mais contratações de vagas temporárias. Veja como garantir sua recolocação profissional

São Paulo, setembro de 2019 – Com a chegada dos últimos três meses no ano, se inicia uma nova movimentação no mercado de trabalho: as vagas temporárias. Com a grande demanda das festas de natal e ano novo, segmentos como comércio e serviços ficam aquecidos e se tornam oportunidade para aqueles que estão à procura de emprego, bem como renda extra.

Segundo a gerente sênior da Catho, Bianca Machado, devido a grande demanda de contratações, esse se torna o momento ideal para o profissional aprimorar o currículo e se dedicar no novo desafio profissional.

“É possível transformar o trabalho temporário em efetivo por meio da prestação de serviço dedicada e focada em resultados. Os gestores ficam atento à atuação do profissional no dia a dia, observam se ele é envolvido com a empresa, se mantém um trabalho em equipe, se apresenta soluções. Todos esses pontos não passam despercebidos”, afirma a profissional.

Abaixo, a profissional listou cinco dicas valiosas para transformar o trabalho temporário em fixo:

Se envolva com a cultura organizacional de empresa

Cada empresa possui seu próprio modo de ser, pensar e agir. Sendo assim, fique atento à forma com que as coisas funcionam dentro do seu local de trabalho e adote esse estilo para suas funções diárias. Troque expertises com colegas de trabalho, proponha soluções se necessário, peça direcionamentos ao seu gestor e, claro, busque se integrar ao time. Busque se diferenciar e certamente você será notado.

Demonstre interesse

Não se submeta a fazer apenas o delegado ou esperado, vá além, envolva-se! Conheça os outros setores da empresa, se coloque à disposição para contribuir e ajudar. Tendo uma visão mais abrangente sobre o negócio do seu local de trabalho, é possível vislumbrar maiores oportunidades de efetivação.

Se relacione

“Oi, bom dia”, “Posso almoçar com vocês?”. Aproveite os pequenos momentos do dia a dia para se relacionar com as pessoas do seu trabalho. Busque ser gentil, troque informações, dialogue. Além de ser enriquecedor, conhecer novas pessoas também é uma ótima oportunidade para ser visto como um profissional de fácil convívio e entrosado.

Apresente resultados

Tenha de forma clara e concisa qual é a sua função no novo trabalho. Com objetivos bem definidos fica muito mais fácil focar nos resultados esperados pela empresa. Desta forma, estabeleça metas pessoais e profissionais e trabalhe para conquistá-las. Se mantenha focado!

Busque oportunidades para dizer: eu quero ser efetivado!

Ainda que a empresa não tenha pretensão de contratar efetivamente um novo funcionário, se você realmente gostou da experiência e tem vontade fazer parte do time fixo da empresa, busque uma oportunidade para dizer isso. Chame o seu gestor em particular, explique suas expectativas, pergunte sobre a possibilidade de uma efetivação. No mais, aguarde o fim do contrato e assim, quem sabe, as coisas mudem.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 900 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Graças a uma cultura aberta à inovação e à criatividade, a Catho tornou-se uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW).

Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

9 minutos ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

32 minutos ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

42 minutos ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

1 hora ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

3 horas ago

O Impacto da Reforma Tributária nas Empresas: Desafios e Estratégias de Adaptação

A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…

4 horas ago