Carreira

Carreira: Entenda como os erros podem ser algo positivo para as pessoas e empresas

Independente do tamanho das empresas, colaboradores e líderes erram. É hábito crer que os erros são, muitas vezes, incorrigíveis, mas o ideal, nesses casos, é encontrar oportunidades diante destes cenários até porque, segundo especialistas em gestão de pessoas, boa parte das falhas são possíveis de serem resolvidas. Mas, a lição é entender também que o ocorrido pode impactar na imagem da instituição, e a partir deste momento, saber como proceder da maneira adequada.

Alexandre Slivnik, que atua com gestão de pessoas, possui especialização em Harvard – Graduate School of Education e é diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), explica como as falhas ocorridas durante o trabalho podem ser revertidos e transformados em oportunidades. “Um erro é só um erro quando nada é aprendido, mas pode ser muito conveniente quando se absorve algo da situação”, afirma o autor. Ele também destaca que a punição das pessoas responsáveis não é uma opção interessante, mas sim a reorientação, que ajuda a resolver os problemas pela raiz.

As empresas do Vale do Silício, por exemplo, costumam estimular grupos de funcionários para que eles testem e discutam novas teorias e soluções para um problema específico. “Caso eles errem, irão crescer com o aprendizado”, relata Alexandre.

Mas até que ponto esses erros são aceitáveis. “Perdoar e auxiliar é um caminho para fazer com que os funcionários consigam atender as expectativas da empresa quando cometem pequenos erros. Sabemos que existem erros fatais, que podem por tudo a perder. Nem sempre reorientação vai ser uma possibilidade viável, por isso, a avaliação da situação em um primeiro momento é essencial”, Alexandre explica.

Esse tipo de situação sempre é mais delicada para os líderes, que costumam ser a cara da empresa para o público e também para os colaboradores. Porém, tratar as questões com simplicidade e cuidado, ajuda a melhorar o relacionamento com os subordinados. Quando alguém da equipe é reconhecido pelas coisas boas que faz, passa a fazer com frequência. Já quando seus erros são apontados sempre, ele pode se desesperar e repetir esse comportamento.

Um dos métodos para transformar os erros em acerto, além da conversa e orientação, é focar em treinamento e processos. “Dessa forma, a equipe se torna eficaz porque passa a ficar mais alinhada com as tarefas, evita os erros e alcança as expectativas dos líderes e clientes”, finaliza Slivnik.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD).

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

6 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

9 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago