Categories: Carreira

Carreira: As relações entre CFO e CIO: Ou você é lucro ou você é custo

Você conhece uma empresa na qual o CIO responde diretamente para o CFO? Eu conheço algumas, já que, infelizmente, isso é muito comum em nosso país. Mas ser comum não significa estar certo – esta prática é, sem dúvida, muito prejudicial para as companhias.

Explico: o CFO costuma enxergar as áreas internas da organização de duas maneiras: aqueles que geram lucro e os que só geram custos. Nesse cenário, a TI geralmente é vista apenas como um gasto necessário. Isso engessa o trabalho do CIO, que acaba sendo apenas operacional, em vez de realizar um trabalho estratégico.

Quando a TI funciona da maneira correta, ela é capaz de aumentar a eficiência dos colaboradores e das empresas. De acordo com um estudo da organização americana The Conference Board, feito em 2013, o Brasil é um país pouco produtivo.

A eficiência do trabalho em nosso país corresponde a 17,2% daquela dos Estados Unidos, considerado referência para o indicador.

Em países nos quais existe a cultura da produtividade, as companhias investem em mecanismos e ferramentas para aumentar, medir e acompanhar o quanto as pessoas produzem durante suas horas de trabalho, um exemplo a ser seguido pelos brasileiros.

O Brasil e o restante da América Latina precisam, mais do que nunca, investir na eficiência e produtividade. Por que, então, estamos limitando a ação do CIO em vez de adotar uma nova abordagem – uma que, em vez de gasto, gera ainda mais receita?

Prova disso é o recente estudo da FGV, que indica que cada 1% a mais no orçamento de TI amplia em 7% o lucro das indústrias. O retorno é significativo e faz muita diferença, especialmente, a médio e longo prazo.

Dentro desse contexto, não faz o menor sentido ter um CIO que reporte para o CFO. Primeiro porque um profissional responsável pelo setor financeiro provavelmente não está apto a cuidar de um outro tão diferente do seu quanto o de tecnologia.

É como pedir para o diretor de Marketing fazer o trabalho da área de Contabilidade. Além do mais, existe outra questão relacionada ao cargo dos profissionais. Em teoria, colaboradores nível “C”, os “chief”, deveriam todos responder para a mesma pessoa – o presidente ou CEO.

A formatação ideal, portanto, é que CIO e CFO sejam parceiros, trabalhando lado a lado, mas com autonomia dentro de cada área de negócios. Para que isso aconteça, dois pontos são essenciais: primeiro, o CFO deve parar de ver a TI como custo e passar a enxergá-la como o investimento que ela realmente é.

Além disso, há a condição número dois: é imprescindível que a companhia tenha um CIO com visão estratégica, que realize um planejamento de TI amplo, bem estruturado e alinhado às metas traçadas. Afinal, nenhum CEO permitirá que uma pessoa totalmente operacional tenha poder de decisão.

Quando isso acontece, CIO e CFO passam a ter o poder de transformar completamente o dia a dia das pessoas, melhorando a produtividade e, por consequência, as finanças da empresa.

Basta cada um atuar sempre segundo suas habilidades, com autonomia e poder de decisão, mas, principalmente, em parceria e apoiando a estratégia de mercado traçada pela corporação.

*Roberto Cury é gerente geral da Silver Peak para América Latina. Com ComputerWorld

jornalcontabil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago