Atualmente, algumas modalidades oferecem a venda de carros com redução de valor, especialmente na época em que vivemos com os altos juros. Uma modalidade bem interessante e vantajosa é a venda direta entre o fabricante e o Microempreendedor Individual (MEI).
Justamente por não haver a incidência de alguns impostos, que é um dos principais fatores que elevam o preço dos veículos no Brasil, O microempreendedor pode comprar um carro direto com a montadora com até 30% de desconto.
O benefício da venda direta, e a possibilidade de não haver incidência de impostos no ato da compra, é permitido somente para a compra de veículos zero quilômetro, ou seja, essa regra não vale para veículos usados e seminovos.
O desconto é variável, podendo começar em 2,5% e chegar a incríveis 30%, dependendo da categoria em que a empresa ou mesmo a pessoa física esteja enquadrada.
Os impostos que deixam de ser tributados na compra direta, entre a empresa MEI e a montadora, são:
O empreendedor que deseja utilizar o benefício de comprar um veículo com desconto precisa saber que não existe uma lista específica de carros que dão determinada porcentagem de desconto.
Na verdade, acontece é que cada montadora possui sua própria lista de veículos que entram na não tributação do ICMS e IPI, onde pode haver veículos que dão 2% até chegar aos 30%.
Logo, caso você veja um veículo do valor que deseja de determinada montadora, que não dê um bom desconto, não significa que o mesmo acontecerá com outra montadora, pois as listas são individuais.
Acesse o site das fabricantes que trabalham com a modalidade de venda direta e se atente às condições. Em caso de dúvidas, entre em contato com a montadora ou mesmo concessionária da sua região.
Para quem compra um carro zero km com desconto para o MEI, é fundamental saber que existem algumas regras a serem observadas, tal como cumpridas pelo empreendedor.
Se você achou um veículo que entra na venda direta, então saiba que o próximo passo será se dirigir a concessionária, falar sobre a compra direta, do qual serão solicitados alguns documentos, tanto pessoais quanto da empresa, de modo a garantir a situação regular do seu CNPJ.
Os documentos solicitados são:
Se você for adquirir o veículo através de um financiamento, além dos documentos anteriores, será exigido extrato bancário dos últimos 12 meses da sua empresa ou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…