Imagem: Yurolaitsalbert / dreamstime
Conseguir crédito “na praça” não é nada fácil para quem não tem renda comprovada ou conta com muitas dívidas pendentes.
A organização das finanças pessoais também não é o forte do brasileiro. É por isso que alternativas como os cartões pré-pagos vêm ganhando cada vez mais força no mercado como meio de pagamento.
O cartão pré-pago funciona da seguinte forma: você utiliza apenas o crédito que já pagou via boleto bancário, cartão de débito, ou até mesmo cartão de crédito comum.
Dessa forma, o controle dos gastos fica sob seu total controle e, em vez de ir ganhando crédito conforme seu gasto aumenta, é você quem decide quanto quer e, especialmente, quanto pode utilizar do seu próprio dinheiro.
Para o cenário brasileiro, essa é a forma ideal de utilizar crédito para fazer compras, já que o cartão de crédito é a forma mais frequente de endividamento no país, de acordo com duas pesquisas feitas em 2020, uma do Banco Central e outra da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Portanto, adquirir crédito sem controle pode gerar sérias dívidas que não se consegue pagar depois. E isto é o que o cartão de crédito comum faz com as pessoas – oferece crédito conforme os pagamentos são feitos em dia e a renda no banco aumenta.
O problema é que, muitas vezes, o crédito fornecido é muito mais alto do que a pessoa pode pagar, contando que, apesar do aumento da renda e do pagamento em dia, outras necessidades vão surgindo.
O cartão pré-pago, entretanto, permite que você tenha sob seu domínio como e quanto quer gastar.
Isso auxilia não só no controle, como também na educação financeira do brasileiro, já que é preciso saber “quando parar”. Nos cartões pré-pagos, se não tiver dinheiro para pagar antecipadamente, você não tem como gastar.
Essa é uma forte tendência para o mercado financeiro e para todos os brasileiros que já se viram endividados por conta de um ou mais cartões de crédito.
Por Tiago Costa, Diretor de Produtos da Acesso Soluções de Pagamento
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…