Imagem por @3DPavel / freepik
Cashback é o dinheiro que o consumidor recebe “de volta” após comprar um produto. Você poderá fazer uma compra online e ter certeza que o dinheiro que gastou na compra estará de volta em sua conta bancária. Essa novidade está ganhando muita força no Brasil. Com o aumento de compras realizadas pela internet, empresas e bancos começaram a oferecer aos consumidores o serviço de cashback (palavra inglesa que podemos traduzir para “dinheiro de volta”).
A ideia é convencer os clientes a acumularem uma espécie de crédito após a compra de produtos e em seguida ter o seu dinheiro de volta (seja na conta bancária ou um crédito para compra de outros produtos).
O Serasa realizou uma pesquisa para saber o que os consumidores pensam do cashback. A pesquisa apontou que 53% dos entrevistados acreditam que o cashback é uma função indispensável na carteira digital de um serviço bancário, ou de um app de compras.
Apesar da pandemia ser uma dor de cabeça para a humanidade, por outro lado ela acelerou o processo de digitalização das vendas fazendo com que novas opções sejam oferecidas aos clientes que compram nas plataformas.
Na verdade, o cashback devolve parte do dinheiro gasto por você, ou seja, nem sempre a devolução do valor será de forma integral. Em alguns casos, as empresas podem retornar para o consumidor 100% do valor. A devolução é calculada sobre uma porcentagem que pode variar de uma empresa para outra. Elas podem oferecer 0,5% ou até 100% do dinheiro de volta. Vai depender do site de compras e como o serviço é disponibilizado, quais lojas que são parceiras e quais produtos foram selecionados.
O cashback serve para incentivar você a comprar. Como você terá o dinheiro de volta, o produto sairá mais barato para você.
Nenhuma empresa oferecerá um serviço para perder dinheiro. O cashback vai impulsionar a visibilidade do comércio que oferece esse serviço. Conseguindo atingir mais pessoas, que podem ser futuros clientes. Tendo um bom atendimento e o cliente vendo o seu dinheiro voltar para a conta bancária, passarão ter uma fidelidade com o comércio. Neste caso, o comércio terá mais lucros do que prejuízos.
Segundo o portal UOL, alguns sites são grandes referências quando o assunto é cashback. Entre eles estão: Méliuz, Beblue, Ame Digital, My World, Mooba e Livelo. Este último é um programa de recompensas, mas que oferece o recurso de retornar seu dinheiro a partir do acúmulo de pontos.
Fique ligado para não cair em ciladas , para isso, pesquise os preços que são oferecidos de cada produto que pretende comprar. Um dado importante é saber se não está pagando mais caro pelo produto para poder receber o dinheiro de volta.
As pesquisas podem ser realizadas através de sites, aplicativos de empresas reconhecidas no mercado e que possuem uma grande base de clientes.
Também é necessário saber as regras das empresas que oferecem o cashback. Verifique se existe um prazo para você ter o dinheiro de volta.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…