Paraíba

Central de transplantes da Paraíba registra primeira doação de múltiplos órgãos do ano

A Central Estadual de Transplantes registrou a primeira doação de múltiplos órgãos de 2022 na Paraíba na noite de sábado (8). 

A iniciativa do gesto foi da família de um adolescente de apenas 12 anos que estava internado no Hospital Arlinda Marques de João Pessoa, e que teve diagnóstico de morte encefálica confirmado após complicações ocasionadas por encefalopatia hipóxico isquêmica, que é uma síndrome clínica neonatal decorrente de um episódio grave e prolongado de isquemia ou hipóxia que ocorre antes ou durante o momento do parto.

Após a cirurgia, que durou cerca de 3 horas, foram retirados fígado, rins e córneas. Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos.

O fígado foi implantado em uma mulher de 51 anos, o rim direito foi transplantado para uma adolescente de 14 anos e o rim esquerdo foi transplantado para uma adolescene de 16 anos.  As córneas foram levadas para análise no Banco de Olhos.

Para Rafaela Carvalho, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central, a iniciativa tem um importante significado para os receptores e familiares. 

“Para nós é muito gratificante poder transformar a vida de alguém, devolver a esperança de sonhar, voltar a ter uma rotina normal e conseguir desenvolver atividades que antes estavam impossibilitadas por conta das condições clínicas instáveis. E essa transformação vai além de beneficiar só o receptor, muda também a vida das famílias e amigos”.

Doação de órgãos

A doação de tecidos e órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, um transplante pode ser a única esperança de vida e a única chance para as pessoas que esperam em uma fila. 

Sensibilizar a população é um gesto fundamental.

Para se tornar um doador, você não precisa deixar uma mensagem por escrito, mas deve comunicar seu desejo de doar à sua família. 

Após o diagnóstico de morte encefálica, os familiares serão consultados e orientados sobre o processo de doação de órgãos.

Lista de espera

Atualmente, a Paraíba tem 516 pacientes aguardando transplante, dos quais 311 aguardam transplante de córnea, 5 aguardam transplante de coração, 15 por fígado e 185 por rim.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

2 minutos ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago