Cerca de 700 profissionais de Contabilidade se habilitaram junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) desde o início da parceria entre o órgão e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). Em agosto do ano passado, ficou estabelecido que apenas contadores registrados no CRCRJ terão acesso aos sistemas da Sefaz, como o Fisco Fácil.
Essa medida tem o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de negócios do Estado do Rio, através do aumento da fiscalização de profissionais da Contabilidade e contribuintes.
Leia mais: Erros na contabilidade: a culpa é do contador ou do cliente?
A regularização deve ser feita junto ao CRCRJ, por meio do número de Whatsapp (21) 96564-0134. Durante a troca de mensagens com o sistema eletrônico de atendimento, é preciso escolher a opção 1 (Registro – Fisco Fácil).
“No futuro, poderemos reduzir a burocracia para esses contadores regularizados, abrindo mão da autenticação de documentos e do reconhecimento de firmas, por exemplo. Será uma maneira de beneficiar o bom profissional”, antecipou o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo.
“A classe é a principal interlocutora entre o setor empresarial e a Administração Pública, sendo estratégica para o aumento da arrecadação e o combate à fraude e à sonegação de impostos. Fiscalização é o caminho para a melhoria do ambiente de negócios do nosso Estado e esses primeiros resultados refletem isso”, afirma Samir Nehme, presidente do CRCRJ.
Entre outras funcionalidades, o Fisco Fácil permite que os contribuintes consultem informações sobre débitos, emitam certidões e outros documentos fiscais e façam parcelamentos e retificações de impostos a pagar.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…