Primeiro é importante salientar que a CND pode ser solicitada por diferentes órgãos, como bancos e instituições financeiras que precisem de um comprovante de inexistência de dívidas, tanto de Pessoa Física quanto de Pessoa Jurídica.
A emissão de certidão negativa também costuma solicitar-se quando é preciso comprovar o pagamento regular de bens, como carros e imóveis.
Assim, é correto afirmar que não há um único tipo de certidão, devendo-se observar qual o tipo de solicitação para que se emita o documento correto.
Dependendo do tipo de certidão, a operação emite-se de maneira gratuita.
Conheça algumas entre elas a seguir.
Tipos de certidão negativa
Como dito, cada tipo de solicitação pode requerer uma certidão negativa diferente, que pode ser gratuita ou com a inclusão de taxas para emissão.
Atualmente, a maioria das certidões já emitidas através da internet, sendo que, em alguns casos, pode haver necessidade de homologação em cartório e entrega física da documentação comprobatória.
Leia também: Saiba O Que É Certidão Negativa De Um Imóvel
Conheça, a seguir, as principais CNDs existentes e suas funções:
- Comprovante de inscrição e de situação cadastral de Pessoa Jurídica: Esta certidão é utilizada para comprovar informações cadastrais de uma empresa. Entre os dados, constam a inscrição do empreendimento, seu porte, endereço da filial e natureza das atividades desenvolvidas. Para emiti-la, é preciso acessar o site da Receita Federal e preencher os dados solicitados, a começar pelo CNPJ.
- Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: O nome desta certidão é longo, porém autoexplicativo. Trata-se de um documento que se emitido tanto por Pessoa Física quanto por Pessoa Jurídica quando há necessidade de comprovar a inexistência de dívidas tributárias com a União.
- Certidão negativa de antecedentes criminais: muito solicitada por empresas e órgãos governamentais, esta certidão planeja comprovar a inexistência de processos criminais em nome do requerente. Solicita-se via internet ou em unidades da Polícia Federal.
Qual a validade de uma certidão negativa?
O prazo de validade das certidões negativas varia de acordo com sua natureza. Se uma empresa realizar mudanças de razão social e endereço, por exemplo, é preciso solicitar um novo documento de situação cadastral.
Em alguns casos, o documento pode ter validade de até 180 dias, podendo solicitar nova emissão em situações específicas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp