Aqui no blog falamos algumas vezes sobre questões envolvendo a contabilidade internacional. Uma delas aborda a IFRS, ou International Financial Reporting Standards. Conforme comentamos em outras oportunidades, quando o assunto é elaboração de relatórios financeiros em um padrão mundial, as IFRS são a bola da vez no mundo dos negócios.
Justamente por isso é que se torna necessário equalizar e avaliar o nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade com relação a essas normas. Para atingir esse objetivo, a ACCA (Association of Chartered Certified Accountants) concede algumas certificações. Dentre elas está o Certificate in International Financial Reporting, carinhosamente abreviado por CertIFR.
Por ser um certificado importante, você vai concordar que ele merece uma atenção toda especial. Então, deixe um pouco de lado o ROI e os indicadores e confira o artigo que preparamos sobre o assunto.
Primeiro, vamos recapitular a IFRS. Também conhecida por International Financial Reporting Standards, elas são as normas emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (em inglês, International Accounting Standards Board – IASB). Dentre as principais vantagens da IFRS estão:
Dito isso, se você está com alguma dúvida sobre obter uma Certificação em IFRS, basta dizer que o Certificate in International Financial Reporting (CertIFR) comprova aos profissionais de contabilidade, controladoria e auditoria ,que eles possuem conhecimento no campo dos Relatórios Financeiros Internacionais e dos princípios da IFRS.
Mas a cereja do bolo quando a pergunta é “por que obter uma certificação em IFRS?” é: saber aplicar a IFRS é uma obrigação para os profissionais que querem avançar em uma economia global. Portanto, a conquista do CertIFR significa que o profissional:
O CertIFR é ideal para contadores, controllers, auditores ou outros profissionais financeiros que desejam atualizar suas habilidades para enfrentar os desafios envolvidos na adoção e implementação da IFRS.
Profissionais com experiência, mas sem qualificações formais nas áreas de contabilidade e auditoria estão aptos a também aplicarem para a Certificação em IFRS. O CertIFR não exige conhecimentos prévios e nenhuma certificação anterior. Dentre o perfil dos candidatos, estão:
A prova de Certificação em IFRS é considerada de nível fácil. Por ser um exame online, o Certificate in International Financial Reporting pode ser prestado em qualquer época do ano. O CertIFR consiste em 25 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em uma hora. Para passar, o candidato deve ter um acerto mínimo de 50%.
O exame pode ser feito em português e inglês e tem um investimento (valores de junho de 2017) de 130 libras (só a prova) ou 235 libras (prova + materiais de estudo da ACCA). O profissional tem 3 tentativas para obter o certificado, ou seja, caso falhe na primeira pode tentar outras duas vezes em um prazo de três meses. Se o candidato não passar, deverá pagar novamente e fazer novas tentativas.
As inscrições podem ser feitas no próprio site da ACCA, nos idiomas:
Para ter uma ideia de como é a prova, acesse o modelo disponibilizado pela ACCA.
Conforme comentamos, o exame para a Certificação em IFRS possui um nível fácil. No entanto, caso o profissional não esteja familiarizado com as IFRS, é recomendável que tenha pelo menos 120 horas de estudo. Do contrário, ou seja, para aqueles já inteirados do assunto, muitos especialistas dizem que o candidato pode ir direto para a primeira tentativa, ou, então, preparar-se com um estudo de cerca de 50 horas.
No próprio site da ACCA é possível adquirir o curso de preparação. Algumas outras instituições que oferecem preparatório para o CertIFR são:
Para que você esteja bem preparado para prestar a prova de Certificação em IFRS, anota aí o que deve saber:
Um estudo para o CertIFR geralmente traça a história do IASB, indo desde suas raízes até as recentes mudanças e atualizações, além de desenvolvimentos futuros. Adicionalmente, ele examina e divide as normas específicas tópico a tópico, indica como elas são usadas em todo o mundo e fornece orientação sobre como aplicar as IFRS na prática.
Saber aplicar a IFRS é uma obrigação para os profissionais que querem avançar em uma economia global. Portanto, comprovar uma qualificação em IFRS faz toda a diferença no currículo. Aí é que entra a Certificação em IFRS, mais especificamente o CertIFR, ou Certificate in International Financial Reporting.
O exame é considerado de dificuldade fácil (ao contrário do Diploma in International Financial Reporting, que veremos no próximo post). Por isso, ele não exige nenhuma certificação anterior ou conhecimento prévio e é indicado para contadores, controlllers, auditores ou outros profissionais financeiros que desejam atualizar suas habilidades para enfrentar os desafios envolvidos na adoção e implementação da IFRS.
Via Treasy
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…