O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), fizeram alteração na data do Exame de Suficiência 2024. O motivo é devido às festividades em comemoração ao Dia de São João, onde na Região Nordeste do País, é uma tradição muito forte.
Devido a isso foram identificados fatores de ordem operacional que podem interferir negativamente na aplicação das provas da 1ª Edição do Exame de Suficiência 2024. Anteriormente, a data da aplicação das provas era dia 23 de junho.
Neste sentido, a data da prova foi alterada para o dia 30 de junho de 2024.
O Dia de São João na Região Nordeste é uma tradição e, por isso, várias cidades terão vias fechadas e trânsito alterado. Isso, além de mudanças significativas no itinerário de transporte público, de alta ocupação da rede hoteleira, de dificuldades de acesso/estacionamento aos locais de prova e da natural dificuldade em encontrar mão de obra para fiscalização e operacionalização do Exame, por exemplo.
As provas avaliam a capacidade técnica e demais conhecimentos necessários para o exercício da profissão. Podem realizar o exame, os bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis. O certame ocorre duas vezes ao ano.
Leia também: FGV é a nova banca examinadora do Exame de Suficiência 2024.1
O que é o Exame de Suficiência?
Trata-se de uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.
Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.
Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores. Podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp