Contabilidade

CFC publicou o edital da 1º edição do Exame de Suficiência de 2023

A primeira edição de 2023 do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) será no dia 23 de abril, das 10h às 14h. A prova será objetiva, de múltipla escolha e na modalidade presencial. O edital foi publicado na última sexta-feira (10) e está disponível para consulta no site do CFC e no site da Consulplan

O exame, voltado a graduados em Ciências Contábeis ou alunos que cursam o último ano do bacharelado, é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o que garante o exercício da profissão no país.

As inscrições serão abertas às 16h desta segunda-feira (13) e vão até as 16h do dia 16 de março. Os interessados em participar devem fazer as inscrições por meio do site da Consulplan. A taxa é de R$70,00.  

Os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição, conforme os critérios estabelecidos no edital. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, por meio do sistema, das 16h do dia 13 de fevereiro até 16h do dia 15 de fevereiro. Toda a programação do certame seguirá o horário oficial de Brasília (DF).

Leia também: Como o Instagram pode ajudar contadores e outros profissionais?

Sobre o Exame de Suficiência

O Exame de Suficiência é realizado pelo CFC desde 2011, em função do disposto no Decreto-Lei nº 9.295/1946 – com alteração da Lei nº 12.249/2010. A aplicação do exame foi regulamentada por meio da Resolução nº 1.486/2015.

Na última edição, mais de 30 mil pessoas realizaram a prova em 118 cidades do país. 

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago