Categories: DestaquesNews Yahoo

CFC realiza workshop sobre atualização em IFRS

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Nelson Zafra, ao fazer a abertura do workshop, disse que “é de extrema importância que os conselheiros e funcionários mantenham-se atualizados e disseminem o conhecimento deste tema para os profissionais”.

Ao iniciar os trabalhos, o palestrante disse que o objetivo do workshop é criar um “fórum de discussão” com os participantes. “Nos treinamentos que faço pelo País sobre o tema, reuni pontos que merecem ser esclarecidos e debatidos com os profissionais do Conselho Federal”.

Na programação do evento, os participantes debaterão pontos referentes à Contabilidade ao Valor Justo. São eles: Ajuste ao Valor Recuperável (impairment) – valor em uso ou valor de mercado; imobilizado e os componentes capitalizáveis; intangível e os direitos “defensáveis num tribunal”; arrendamento mercantil – gastos com incentivo e o novo leasing; instrumentos financeiros e os custos de transação; receita com vendas de produtos e prestação de serviços; estoques bonificados; subvenções governamentais e a ITG 2002; provisões, passivos e ativos contingentes; e políticas contábeis, mudanças de estimativas, retificação de erro.

Segundo Eduardo, existem empresas – mesmo após os dez anos de adoção – que ainda não passaram a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. “É obrigatório que empresas limitadas de grande porte adotem o IFRS e muitas, infelizmente, ainda nem passam perto dessa realidade”, comenta.

O Brasil passou a adotar as IFRS, a partir de 2008, com a promulgação da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. A principal inovação trazida por esse processo de convergência às normas internacionais é que a prática contábil brasileira passa a estar muito mais baseada na interpretação das normas brasileiras de contabilidade instituídas pelo CFC e demais órgãos reguladores.

Com a adoção, a qualidade da informação contábil para o profissional melhorou, mas Eduardo reforça que ainda existe um obstáculo a ser vencido. “O que percebo é que se os profissionais da contabilidade não estão se esforçando para entender a real importância das IFRS”, disse. Ainda, segundo o palestrante, “os escritórios de contabilidade têm uma rotina de trabalho muito grande e eles não estão destinando os recursos específicos para fins da adoção das normas”.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

8 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

9 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

9 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

9 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

10 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

11 horas ago