Fique Sabendo

Ciclistas em risco: Grupo representa 5% das vítimas no trânsito

Infelizmente, os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas têm se tornado cada vez mais comuns em muitas partes do mundo, com consequências devastadoras tanto para os próprios ciclistas quanto para a sociedade como um todo.

Uma pesquisa do DATASUS do Ministério da Saúde indicou que das 33.813 mortes em acidentes de trânsito, registradas em 2021, os ciclistas respondem por 5% destas. Em São Paulo, município mais populoso do país, a quantidade de mortes de ciclistas aumentou de 321 para 357 em 2022, sendo também quase um acidente por dia, de acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito).

De acordo com os dados do Ministério, o município de Goiânia liderou o ranking das capitais com mais mortes envolvendo ciclistas em 2021, uma vez que a taxa foi de 1,36 acidente por 100 mil habitantes. 

Diversos fatores contribuem para a ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas. A falta de infraestrutura adequada para a circulação de bicicletas, como ciclovias seguras e bem sinalizadas, é um problema comum em muitas cidades. A ausência desses espaços dedicados aos ciclistas aumenta o risco de colisões com veículos motorizados e limita a segurança e a confiança dos ciclistas ao compartilhar as vias com outros usuários.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento global de conscientização para a segurança no trânsito que ocorre anualmente durante todo o respectivo mês. O objetivo principal dessa campanha é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito e promover ações que contribuam para a redução desses números alarmantes.

A cor amarela foi escolhida para simbolizar a campanha por representar atenção e precaução no trânsito, assim como o semáforo. Durante todo o mês, diversas atividades são realizadas em todo o mundo, envolvendo órgãos públicos, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e a população em geral.

Em meio a referida conscientização, existem ações e orientações voltadas à circulação de bicicletas nas vias. Os ciclistas são usuários vulneráveis no trânsito, expostos a riscos maiores de acidentes e lesões graves. Por isso, é fundamental promover a conscientização sobre a presença dos ciclistas no contexto de trânsito, além de incentivar o respeito mútuo entre os diferentes modos de transporte.

A conscientização sobre a segurança dos ciclistas no trânsito é fundamental para reduzir os acidentes e garantir a integridade física desses usuários. O Maio Amarelo desempenha um papel importante ao destacar essa questão e estimular a adoção de comportamentos responsáveis por parte dos motoristas, ciclistas e demais envolvidos no tráfego.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago