Negócios

Ciclo PDCA : Fundamental para qualquer empresa se preparar para o futuro

A transformação digital em toda a cadeia supermercadista é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo, no entanto, certas tendências e necessidades tomaram mais força depois da chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil.

“Ainda vivemos cenários de incertezas, mas uma certeza já temos, de que será necessário investir em tecnologia mais do que nunca e que o ciclo PDCA não será mais o mesmo”, comenta o gerente Comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung.

Afinal, o “novo normal” não é tão normal assim e precisa de uma série adaptações, ainda mais com o distanciamento social e a mudança de comportamento do consumidor.

Sem dúvida, o consumidor se tornou o grande propulsor da transformação digital no mercado, pois ele foi quem mudou a forma de consumir, e consequentemente, todos os elos da cadeia tiveram que acompanhar essas mudanças. Inclusive, algumas vieram para ficar.

Gestão transformada

O ciclo PDCA é fundamental para qualquer empresa se preparar para o futuro. Então, para cada fase do ciclo é importante montar um plano de ação específico para os momentos que vamos viver. 

“Todas as indústrias estão revendo os planos de produção, vendas e garantindo a efetividade dos processos operacionais e de negócio.

Por isso, é hora de entregar mais com menos, ou seja, menos recursos, menos tempo, menos erros.

E claro, mais assertividade e mais resultados. É a era da gestão transformada”, acrescenta o empresário.

E quais são os caminhos?

Para a primeira fase do ciclo, a solução planejar de forma integrada, mesmo em tempos incertos como os que estamos vivendo.

Dessa maneira, mesmo remotamente, toda a equipe poderá opinar de forma ativa e em tempo real no planejamento da empresa, considerando diversos cenários futuros.

Já no que diz respeito à execução, é importante garantir que tudo que foi planejado possa ser executado, ou seja, vendido de forma consultiva e inteligente, levando ao cliente, o produto certo e na quantidade certa.

Ação extremamente importante, uma vez que temporariamente, o comportamento do consumidor mudou.

Por fim, na análise de resultados, é necessário garantir sinergia entre as outras fases e essa, assim os gestores podem tomar decisões definitivas, sem erros ou inconsistências.

Investir em soluções tecnológicas será o grande diferencial da transformação digital que as empresas devem passar no pós-pandemia.

“No entanto, essa mudança precisa começar agora, não há mais tempo para esperar”, finaliza Wan.

Por WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda 2025: regras serão divulgadas essa semana!

As regras do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2025 serão divulgadas essa semana…

28 minutos ago

Empreender ou fazer faculdade, qual é a melhor opção em 2025?

Algo crescente nas redes sociais tem sido a recomendação de alguns influenciadores para as pessoas…

17 horas ago

Reforma Tributária e o “novo” imposto para freelancers e PJ

Vamos falar sobre a tão comentada Reforma Tributária e como ela impacta os freelancers e…

21 horas ago

O Aluguel Vai Subir? O Que Esperar do Mercado Imobiliário em 2025

O aluguel já pesa no orçamento de muitos brasileiros, mas a pergunta que não quer…

21 horas ago

Como Viver de Renda Passiva em 5 Anos (Mesmo Começando do Zero)

Viver de renda passiva parece um sonho distante para muita gente, mas não é impossível.…

21 horas ago

O Perigo das Taxas Bancárias Ocultas: Como Evitar Tarifas Abusivas no Seu Dia a Dia

Você já parou para analisar o extrato bancário e se perguntou de onde vieram aquelas…

21 horas ago