Saúde

Cientistas criam novo método para identificar Alzheimer em estágio inicial

O Alzheimer é uma doença difícil de identificar na sua fase inicial, através dos procedimentos que hoje são usados pela medicina. Porém, um grupo de cientistas do Reino Unido desenvolveu um exame que consegue diagnosticar, com 98% de acerto, casos de doença de Alzheimer, até mesmo aqueles em estágio inicial, que normalmente são mais difíceis de identificar com os procedimentos atualmente usados.

De acordo com os autores do trabalho, será possível ser adaptado aos hospitais, pois o exame utiliza um equipamento de ressonância magnética que geralmente já está disponível. 

Foi desenvolvido pelos pesquisadores um sistema de aprendizado de máquina (inteligência artificial) para usar os dados obtidos na ressonância magnética tradicional e diagnosticar a doença. A precisão em diferenciar estágios iniciais e avançados foi considerada alta — 79% dos pacientes.

O algoritmo tem como base uma divisão do cérebro em 115 regiões. Foram alocadas 660 características, como tamanho, forma e textura, para diferenciar os padrões de cada área. O sistema foi, então, treinado para identificar onde as mudanças apareciam e quais delas estavam mais comumente associadas ao Alzheimer.

Alzheimer não tem cura

Infelizmente não existe uma cura para o Alzheimer. No entanto, o diagnóstico precoce faz uma grande diferença ao permitir que o paciente tenha acesso a tratamentos que ajudam a retardar o avanço dos sintomas.

Atualmente para identificar a doença, é necessário realizar no consultório médico, testes e alguns exames de imagem (mas isso só acontece quando o paciente já tem algum nível de comprometimento cognitivo).

Sintomas

Além da perda de memória, os sintomas de Alzheimer incluem:

Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis.

Dificuldades para a resolução de problemas.

Mudanças no humor ou personalidade; afastamento de amigos e familiares.

Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada.

Confusão sobre locais, pessoas e eventos.

Alterações visuais, como problemas para entender imagens.

O avanço da idade é o maior fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

A maioria das pessoas diagnosticadas com Alzheimer tem 65 anos de idade ou mais. Segundo os especialistas,  o Alzheimer prematuro pode afetar pessoas com idade inferior a 65 anos, embora não seja tão comum. Estima-se que até 5% das pessoas portadoras de Alzheimer tiveram a doença prematuramente. O Alzheimer prematuro é normalmente diagnosticado de forma errada. 

É hereditária?

De acordo com os cientistas, se na família de um cidadão houver casos da doença (pais ou irmãos desenvolverem Alzheimer), existe uma grande chance dele também desenvolver a doença.

A ciência ainda não compreende completamente o que causa o Alzheimer nas famílias, mas fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida podem influenciar.

Original de Clique Vida

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

1 hora ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

2 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

6 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

7 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

9 horas ago