Negócios

Cinco dicas para lidar com situações de conflito com o consumidor

Para os profissionais, o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é uma oportunidade de atrair leads, oferecer condições especiais e fechar a agenda com novos clientes. Porém não é sempre que o prestador de serviço consegue proporcionar a experiência que o consumidor esperava, o que pode resultar em situações de conflito entre as partes. Para ajudar os microempreendedores a focarem na solução do problema, a Academia Ninja, projeto de conteúdos de capacitação produzidos pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços do Brasil, elencou dicas para que os autônomos adotem uma postura proativa diante de momentos desafiadores e conheçam os direitos do consumidor.

Análise da situação:

Diante de reclamações, é comum que o profissional procure se justificar, mas essa pode não ser a atitude mais assertiva. Em contrapartida, é importante que o prestador de serviço mantenha a calma e analise a situação para uma resolução rápida do problema. O foco deve ser direcionado para a solução da questão a fim de reconquistar a confiança do cliente.

Empatia:

A frase “O cliente tem sempre razão” pode ser substituída por uma postura empática diante da demanda do cliente. Ao se colocar no lugar do consumidor e focar esforços para entender e solucionar as reclamações do contratante, o profissional pode reduzir o atrito e estresse da situação.

Oportunidade:

Apesar de soar contraditório, uma reclamação pode tornar-se uma oportunidade, mas isso só é possível quando um profissional sabe lidar com os feedbacks de um consumidor. Com base na devolutiva, o prestador de serviço pode analisar as considerações e melhorá-los.

Código de Defesa do Consumidor:

É essencial que profissionais de qualquer ramo conheçam os Direitos do Consumidor, até mesmo para não cometer um deslize por falta de conhecimento.

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

6 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

14 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

14 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago