Fique Sabendo

CNE prorroga ensino remoto até dezembro de 2021

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na última terça-feira (6), resolução, para que o ensino remoto seja estendido até dezembro de 2021.

Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação, foi quem elaborou a resolução.

A resolução permiti o ensino remoto até o fim do próximo ano e também a reorganização dos calendários, recomendando avaliações não muito rígidas, devido o surgimento da pandemia e a dificuldade de manter o ensino à distância.

Mas, o ensino à distância poderá continuar até 31 de dezembro de 2021, desde que as instituições educacionais públicas e particulares sintam que existe a necessidade de continuar.

Universidades Públicas e Particulares

O ensino remoto até 2021 também está permitida para as universidades públicas e particulares, substituindo o ensino presencial pelo ensino à distância.

A resolução, permitia o ensino remoto até o meio do ano de 2021, mas, acabou sendo prorrogado. Sendo assim, as instituições podem adotar o ensino remoto como uma forma de garantir o ano letivo para todos os estudantes.

Também está sendo proposto que aconteça a integração dos anos letivos 2020 e 2021, quando as instituições deverão adotar um currículo contínuo. O que levará as escolas selecionar os conteúdos essenciais, respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Recomenda-se que as escolas realizem uma avaliação diagnóstica dos alunos, para que possa ser definido as estratégias que serão usadas para a recuperação de aprendizagem. Também será aplicado, caso as aulas sigam de forma online.

Guimarães também sugeriu que os estudantes do 3° ano do ensino médio frequentem a escola um ano a mais, na intenção de recuperar a aprendizagem perdida durante esse período.

O CNE é o órgão responsável por definir as normas educacionais que devem ser vivenciadas durante o período de pandemia de Covid-19 e deve ser seguida pelas instituições de ensino, segundo a Lei n° 14.040/2020.

Na terça-feira, 6 de outubro, Maria Helena Guimarães de Castro foi eleita, a nova presidente do CNE, sendo ela a autora da resolução que foi aprovada no mesmo dia. Ela assumiu o cargo na quarta-feira, 7 de outubro de 2020.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

6 minutos ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

60 minutos ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

2 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

8 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

10 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

11 horas ago