Chamadas

CNH: Boa conduta de motoristas vai render descontos no IPVA

Uma boa conduta de motoristas vai render descontos no IPVA. Isso graças as mudanças recentes no Código de Trânsito brasileiro, que criou uma espécie de cadastro positivo como acontece no Serasa. Tarata-se do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), cuja finalidade é conceder recompensas fiscais e tributárias aos motoristas, deixando o trânsito mais seguro.

Foto: Ascom

No entanto, a lei ainda não foi regulamentada e os condutores de veículos ainda não podem se beneficiar das vantagens. A intenção é que os motoristas sem infração sujeita a pontuação nos últimos 12 meses, obtenham uma nota (score) e recebam benefícios pela disciplina nas ruas.

O governo em nenhum momento irá trocar a advertência ou autuação por recompensas. Mesmo que as vantagens para os motoristas ainda não tenham sido definidos, existem vários benefícios possíveis para as pessoas.

Isso poderá acontecer na hora quando o motorista for fazer o licenciamento, IPVA e a renovação da CNH, sendo possível conceder-lhes descontos.

Também poderão acontecer descontos na conta de energia ou no IPTU, por exemplo. São inúmeras as possibilidades e vantagens que poderão ser oferecidas.

No entanto, existem algumas atitudes que podem excluir o motorista do programa.
O motorista precisará se inscrever para participar do RNPC, ou seja, o cadastro no sistema não será automático. O motorista será excluído de forma automática se tomar alguma multa, se tiver seu direito de dirigir suspenso, se estiver cumprindo pena privativa de liberdade, se tiver sua CNH cassada ou se ela estiver vencida há mais de 30 dias.

Quando o Registro Positivo estiver definido, as vantagens serão dadas ao motorista que tiver bom comportamento no trânsito. Porém, qualquer deslize pode fazer o motorista perder as vantagens.

Quem não tiver conduta exemplar no trânsito não precisará se preocupar. Não haverá cadastro negativo contra os condutores, como acontece no Serasa para os consumidores inadimplentes.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

1 hora ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

7 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

9 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

10 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

14 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

14 horas ago