Imagem por @user4894991 / freepik
Uma nova lei de trânsito está movimentando os motoristas e principalmente os seus veículos. Essa mudança também pode gerar multa e perda de pontos na carteira de habilitação. Isso porque o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou algumas normas que autoriza o uso do insulfilm nos vidros dos veículos.
O condutor de veículos no Brasil tem preferência pela película mais escura, que é colocada nos vidros e para-brisa.
Um dos objetivos da alteração na regra, segundo o órgão, é para continuar mantendo a segurança dos condutores e passageiros. A preocupação está no fato da película interferir na visibilidade e na forma que elas são aplicadas nos vidros. A prioridade é o índice de luminosidade, que é de no mínimo 70%, sejam os vidros coloridos ou incolores.
A partir de agora será exigido do motorista que o insulfilm esteja dentro dos padrões exigidos. Neste caso, quando você for parado numa blitz, os agentes de trânsito vão poder utilizar um Medidor de Transmitância Luminosa para verificar se o insulfilm do seu carro atende às determinações.
São verificados pelo o aparelho, a porcentagem de transmitância luminosa, ou seja, a quantidade de luz que passa entre o vidro do carro e a película.
De acordo com a resolução CONTRAN nº 960/2022, o para-brisa e os vidros laterais dianteiros devem estar sem bolhas, pois elas afetam a visibilidade do condutor. A exigência é que nesses mesmos vidros o índice de luminosidade deve ser de 70%. Também é obrigatório que a película contenha impresso o seu grau de visibilidade.
Porém, cuidado, se você não estiver dentro dos padrões de uso do insulfilm, será aplicada uma multa de R$ 195,23 sem contar que o motorista irá perder 5 pontos na carteira de habilitação. Isso porque essa infração será considerada grave. Outro detalhe, não vai ser possível transferir os pontos para outra pessoa, pois a infração fica registrada no prontuário do veículo.
Nos casos em que você for parado e o agente de trânsito identificar a infração, será exigida a remoção da película. E se você mostrar que não vai deixar que façam a retirada, o seu veículo poderá ser removido pelo guincho e só será liberado após ser resolvida a situação.
A melhor opção para você ter certeza que o insulfilm está correto é procurar um profissional especializado. Deverá sempre estar ligado na durabilidade das películas, já que esse é um fator que pode variar de acordo com o material de que elas são feitas e também com a aplicação.
Você vai saber que está na hora de trocar a película do seu carro quando acontecer certos detalhes como:
Observando esses detalhes, saiba que já está na hora de trocar ou remover o insulfilm.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…