Fique Sabendo

CNH: Prazo de renovação do documento deve ser modificado

Conforme as normas atuais, após o término do tempo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o motorista possui até 30 dias para efetivar a renovação do documento. No entanto, tudo indica que este prazo será estendido, de modo que irá garantir o dobro do tempo para cumprir com a respectiva obrigação. 

Isso é o que diz o Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, no último dia 26 de maio. Segundo a proposta de autoria do deputado Bruno Ganem (PODE-SP), a ideia é que os habilitados tenham 60 dias para renovar a carteira de motorista, após o seu vencimento.

O texto vem como um substitutivo ao Projeto de Lei 2496/22, do deputado José Nelto (PP-GO). No momento, o PL de proposto por Ganem tramita em caráter conclusivo, e será encaminhado para análise da  Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado Federal. 

De acordo com o autor da proposta, “ao estender o prazo para 60 dias estaremos dando uma folga para que os condutores possam organizar melhor o seu tempo para realizar os novos exames de aptidão física e mental”, argumentou Ganem. 

É importante ressaltar que, para que qualquer proposta dessa natureza seja devidamente autorizada e se torne lei, é necessário que seja aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, e, por fim, que receba a sanção do presidente da República.

Imagem por @rafapress / freepik

Validade da CNH

Lembrando que nos últimos anos entraram em vigência diferentes alterações envolvendo a CNH, dentre elas, estão os prazos de validade do documento. Atualmente,  ao obter a carteira definitiva ou renovar a habilitação, estarão válidos os seguintes prazos: 

Faixa EtáriaValidade da CNH
Menos de 50 anos10 anos
50 a 69 anos5 anos
70 anos ou mais3 anos

O que acontece se eu não renovar a CNH?

Motoristas que permanecem conduzindo com a habilitação vencida, estarão sujeitos a penalidades e consequências legais. A CNH é um documento obrigatório para dirigir veículos automotores no Brasil, e sua validade está vinculada à data de expiração indicada no documento.

Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que não renovou a carteira no prazo estipulado, e continua conduzindo um veículo automotor, estará cometendo uma infração gravíssima. Como consequência, o infrator deverá pagar uma multa de R$ 293,47, além resultar no acúmulo de 7 pontos na CNH. 

É fundamental lembrar que a CNH é um documento que atesta sua capacidade e conhecimento para conduzir veículos de forma segura. A renovação periódica é necessária para garantir que os motoristas estejam atualizados sobre as leis de trânsito e aptos a dirigir de forma responsável.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

O que é DET, quais os benefícios e quem precisa atualizar?

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é um sistema do governo federal, administrado pela Secretaria de…

10 minutos ago

MEI: quanto custa contratar um funcionário em 2025?

Ao abrir o próprio negócio, muitas vezes o próprio empreendedor consegue ir tocando as coisas…

1 hora ago

Quando o trabalhador tem direito a ajuda de custo?

É muito comum que, em algumas organizações, os funcionários tenham a necessidade de se deslocar…

3 horas ago

Demonstrações contábeis: o que é preciso saber?

Demonstrações contábeis, ou demonstrações financeiras, são documentos que apresentam o fluxo contábil e financeiro de…

3 horas ago

Recepção da ECD terá indisponibilidade temporária

Neste domingo, dia 23 de fevereiro, no período compreendido entre 01:00 e 04:00, a recepção…

4 horas ago

Use IA para Melhorar a Produtividade no Seu Departamento de Contabilidade

A inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma força transformadora em diversos setores, e a…

4 horas ago