Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
A renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória, sendo necessário pagar uma taxa que varia de acordo com o estado. Esse valor voc^epode conferir no portal do Detran de cada região.
Mas existe a possibilidase de o motorista conseguir a renovação do documento de forma gratuita. Neste caso, será preciso que aconteça a aprovação do PL (Projeto de Lei) n° 1.248/2022.
Todo motorista é obrigado a renovar a CNH para que possa continuar rodando normalmente.
Para ter direito à renovação da CNH gratuita, será preciso esperar que o PL seja aprovado. Atualmente o projeto está tramitando no Senado Federal. De acordo com o texto, o motorista estaria livre de pagar a taxa. Segundo o autor do PL, senador Randolfe Rodrigues, o benefício será oferecido ao motorista profissional (aqueles que ganham a vida trabalhando no trânsito).
Esse tipo de trabalho, segundo o IPA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) é praticado por 1,3 milhão de brasileiros. Como são muitas pessoas trabalhando no ramo, o senador acredita que esta seja a justificativa para sancionar o projeto. Segundo ele, a pandemia atingiu em cheio a classe de motoristas profissionais.
De acordo com o PL terão direito:
Motoristas de aplicativo;
Entregadores de aplicativo;
Motoristas de transporte rodoviário;
Taxistas;
Mototaxistas.
O motorista para ter acesso a CNH gratuita, os motoristas comprovarem o cumprimento de 20 horas semanais nos serviços nos 6 meses anteriores à atualização da carteira.
No entanto, para o PL ser aprovado, será necessário esperar a análise e votação dos outros senadores, sendo aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados, os deputados onde será votado. Não havendo nenhuma alteração, o texto seguirá para sanção do presidente.
Desde 1° de junho, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) começaram a emitir o novo formato da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A nova forma do documento impedirá fraudes e falsificações. A CNH também atenderá a rqusiitos interncacionais de identificação.
O modelo anterior da CNH será aceito até o fim da sua validade e a troca para o novo docuemento
Com o novo documento será possível utilizar o nome social e a filiação afetiva do condutor desde que ele queira que essas informações estejam contidas na CNH.
O motorista poderá colocar no documento qual é o seu tipo sanguineo e se há restrições de saúde.
Será possível que o condutor informe que usa a CNH como meio de trabalho, como no caso de caminhoneiros, taxistas e demais profissões.
A assinatura do motorista, agora ficará abaixo da foto (bem diferente do modelo antigo, quando a assinatura ficava após a dobra do documento.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…