Imagem por @freepik / freepik
Os juros abusivos são os valores cobrados em cima de contratos de crédito como financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, mas que estão acima do que a lei e o Banco Central recomendam.
A cobrança de juros abusivos pode aumentar, e muito, a dívida de uma pessoa, tornando o montante do valor praticamente impagável, sendo essa uma das razões para as pessoas terem o seu CPF negativado.
Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar pagar juros abusivos. Confira!
Ler com cuidado as cláusulas do contrato de empréstimo ou financiamento antes de assiná-lo é muito importante para evitar uma cobrança de juros abusiva.
Pois é neste documento, que deve ter a taxa de juros que você irá pagar e também o valor total a ser pago. O contrato representa oficialmente a existência da dívida, a promessa de pagamento do tomador.
Ele contém a assinatura de todas as partes que se comprometem através dele, seja quem pediu o empréstimo, ou quem está emprestando. Preste atenção na forma de pagamento, ou seja, o compromisso de quem pegou o empréstimo em quitar a dívida. Também registra em quantas parcelas o valor emprestado será pago e quais serão as datas de pagamento de cada uma delas.
Agora se você já assinou o contrato e só agora notou que está pagando juros abusivos, ainda existe uma saída. Você pode entrar na justiça com uma ação revisional de juros.
As taxas de juros dos bancos no Brasil possuem regras variáveis para serem definidas. O Banco Central disponibiliza uma tabela de juros que pode ser consultada pela internet.
Algumas taxas de juros, como a taxa de juros consignado, possuem um teto dado que é relacionada a uma modalidade específica de empréstimos.
Outras taxas como a do cheque especial também possuem um teto, essas medidas funcionam para evitar taxas abusivas. Para não ter surpresas entre em contato com as instituições e faça um levantamento para saber se a taxa cobrada ao mês cabe dentro do seu orçamento.
Através da calculadora do Cidadão do Banco Central, você pode calcular os juros de empréstimos e verificar se a taxa está dentro do permitido por lei.
É fundamental analisar todas as alternativas disponíveis no mercado antes de realizar uma contratação definitiva. Inúmeras plataformas de crédito oferecem simulações gratuitas e calculadoras que permitem verificar o valor total de um serviço, já com os juros vigentes.
Fazendo assim, você poderá encontrar as melhores ofertas para o crédito que está procurando. Isso poderá reduzir as chances de acabar com juros abusivos no financiamento, empréstimo ou qualquer contratação que você precisar fazer.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…