Chamadas

Cobrança recorrente: como evitar as dívidas e cativar clientes

Com a evolução do mundo nos negócios, as formas de vender e cobrar também vão se adequando à realidade. 

Uma das maneiras das empresas realizarem o pagamento de uma conta é através da cobrança recorrente para agilizar pagamentos e atrair mais clientes. Essa forma de pagamento pode ser perfeita para as empresas que trabalham com assinaturas, planos e mensalidades. 

As empresas, geralmente, oferecem opções de planos com valores diferentes e benefícios personalizados, desde os mais básicos até os mais completo. É um modo prático de cobrar os clientes. Essa é a modalidade usada por algumas das empresas como a Netflix e Adobe.

Mas, como nem tudo é perfeito, mesmo no modelo de cobrança recorrente pode existir inadimplência, por isso, é importante fazer um gerenciamento cuidadoso para evitar prejuízos financeiros e a perda de clientes. 

Vamos dar algumas dicas de como evitar a inadimplência neste modelo de cobrança. Acompanhe.

Cobrança recorrente: o que é e como funciona?

Cobrança recorrente é uma cobrança realizada de forma periódica e contínua. Ela é utilizada por empresas que trabalham com planos, assinaturas e mensalidades para cobrar seus clientes de forma mais prática.

Cobrança recorrente nada mais é que a cobrança automática. Seja no cartão, pix, no boleto ou no envio de faturas, é o sistema de faturamento que envia cobranças de formas automáticas, não dependendo de trabalhos manuais e burocráticos.

Logo, é uma modalidade de cobrança recorrente, que geralmente é feita todo mês em uma data específica conforme o contrato firmado com o cliente. Para implementar a cobrança recorrente, as empresas utilizam sistemas de gestão de pagamentos recorrentes que automatizam todo o processo de cobrança. 

Quem usa cobranças recorrentes?

Empresas como escolas, academias de ginástica, funerárias, ONGs, consultorias, empresas de telefonia, TV a cabo, streaming, sites de relacionamento e até igrejas, usam sistemas de cobranças recorrentes.

Seja no formato de faturas mensais, planos, mensalidades e assinaturas, a maioria das empresas de serviço usa esse sistema para faturar e para gerenciar seus recebimentos.

Dicas para evitar a inadimplência na cobrança recorrente

Apesar desta cobrança mensal, nada é garantido que haja inadimplência. Há sempre um risco. Contudo, a maior vantagem é evitar que a inadimplência se prolongue, pois o sistema identifica o problema de pagamento logo no primeiro mês, exigindo que o cliente quite a dívida para utilizar o sistema.

Aqui seguem algumas dicas para evitar a inadimplência na cobrança recorrente e oferecer uma experiência de qualidade na sua empresa. Acompanhe!

  • Manter uma política de cobrança

A primeira dica para evitar a inadimplência no pagamento recorrente é ter uma política de cobrança estabelecida na empresa.

Os termos da política de cobrança devem regulamentar as condições da empresa em relação a depois de quanto tempo o serviço é interrompido. Dessa forma, evita-se que o cliente acumule uma dívida grande e que a empresa tenha prejuízo financeiro.

É importante sempre deixar claro essas informações para o cliente estabelecendo as condições para a prestação de um serviço.

  • Eleja um sistema para gerenciar as cobranças

Optar por um sistema para gerenciar as cobranças também é bem importante. Existem muitas ferramentas de meio de pagamento que oferecem a opção de criar modelos de cobrança recorrentes e até ferramentas que são exclusivas para isso. Alguns exemplos são: o Pagar.me, a Vindi, o PagSeguro, Wirecard, Iugu, entre outras. 

  • Dar vantagens aos clientes que pagam em dia

Essa é uma forma de evitar a inadimplência na cobrança recorrente. Afinal, clientes satisfeitos querem manter o serviço ativo. Então, pense em novidades que podem ser incorporadas, crie promoções, ofereça descontos no ato da renovação anual, entre outros para cativar o cliente.

  • Diversificar os meios de pagamento

As pessoas  atualmente estão utilizando muito o sistema Pix e os cartões de crédito. Então, ao definir quais opções serão oferecidas, conheça o perfil do seu público-alvo, o que a concorrência oferece para decidir se é vantajoso disponibilizar estes e outros métodos de pagamento.

  • Equipe treinada para realizar a cobrança

Essa dica é super importante para não perder clientes, inclusive. Os vendedores precisam estar bem treinados e devem conhecer a política da empresa.

Treine para que seu colaborador saiba orientar o cliente em relação a sua escolha para que ele faça um plano que consiga manter o pagamento. 

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago