Foto: Polícia Federal / Agência Brasil
Chega hoje, quinta-feira (09), a comissão externa criada pelo plenário do Senado Federal para fiscalizar a retirada de garimpeiros do território indígena Yanomami em Roraima.
A comissão formada por senadores e deputados chega hoje na região de surucucu onde devem se reunir com membros do Ministério da Defesa, que já estão na região.
O objetivo é dar apoio às famílias que moram e trabalham na região legalmente, a comissão externa é formada por senadores e deputados do Estado de Roraima.
Leia também: 17 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados pelo Ministério do Trabalho no Ceará
O requerimento foi apresentado pelo Senador Messias de Jesus e outros senadores do Estado, a comissão tem o objetivo de acompanhar pelos próximos 120 dias a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros das terras indígenas.
Também compõem a comissão, os senadores Chico Rodrigues do PSB e Iran Gonçalves do PT, segundo eles a crise humanitária precisa ser acompanhada de perto, não só os indígenas como também os mais de 20 mil garimpeiros que precisam de apoio para sair da região.
De acordo com o senador Messias de Jesus, não são somente os trabalhadores do garimpo, existem crianças, jovens e idosos que estão isolados desde o dia 30 de janeiro, quando o tráfego aéreo e fluvial da região foi bloqueado.
Mecias de Jesus defende que os garimpeiros que estão lá não são bandidos, são trabalhadores, os verdadeiros donos dos garimpos já fugiram e quem ainda está lá precisando sair são aqueles que trabalham por uma grama de ouro para sustentar a sua família.
Os senadores denunciam ainda que o problema é antigo, e que o Estado de Roraima é vítima de uma imigração desenfreada de venezuelanos que aumentou em cerca de 10%, a população em situação de vulnerabilidade.
Leia Também: Crise Yanomami: Dino anuncia reforço da PF e da Força Nacional contra garimpo
Agentes do Ibama e da FUNAI com apoio da força nacional, aprenderam veículos e equipamentos utilizados pelo garimpo ilegal em Roraima.
As medidas fazem parte das ações do Governo Federal para retirar os Invasores e lidar com a emergência humanitária na terra indígena Yanomami.
O Ibama e a FUNAI tem combatido o garimpo ilegal na região, a força tarefa já destruiu um trator, um avião e um helicóptero usado nas atividades clandestinas.
A partir de uma base de apoio as margens do rio Urariquera, os agentes fiscalizam as movimentações dos garimpeiros, foram apreendidas embarcações, 5.000 litros de combustível e outros materiais.
Cem homens da força nacional chegaram à base aérea de Boa Vista para atuar na proteção de indígenas isolados, Yanomamis e bases da FUNAI.
Senadores da região solicitaram uma aeronave da força aérea brasileira para embarcar nesta quinta-feira logo cedo para Roraima, eles querem se reunir com os ministros da defesa e dos Direitos Humanos, os parlamentares defendem que os garimpeiros que deixarem a terra indígena sejam assistidos pelo Governo Federal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…