Comissão externa debaterá estratégias de reconstrução do RS

A comissão temporária externa criada para acompanhar as atividades relativas ao enfrentamento da calamidade ocasionada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul reúne-se nesta quinta-feira (16) às 9h para votar requerimentos de audiências públicas.

O primeiro, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), propõe audiência pública para debater estratégias de reconstrução e resiliência climática no Rio Grande do Sul. A proposta é reunir um grupo diversificado de especialistas em economia, planejamento urbano, demografia, assistência social e comunicação de risco para formular um plano de recuperação abrangente e proativo.

Esses especialistas trarão suas visões sobre como reconstruir as infraestruturas danificadas, fortalecer as comunidades vulneráveis e preparar o estado para enfrentar e mitigar os efeitos de futuros eventos climáticos. O foco estará em integrar a resiliência climática nos planos de desenvolvimento econômico e social, garantindo que a recuperação seja sustentável e que o Rio Grande do Sul esteja melhor equipado para lidar com as adversidades climáticas, que são cada vez mais frequentes”, disse Pontes em seu requerimento.

Do mesmo senador, outro requerimento sugere audiência pública para analisar tecnicamente as causas, respostas e gerenciamento de riscos referentes ao desastre climático no Rio Grande do Sul.

De acordo com o parlamentar, a conhecimento e a capacidade dos profissionais no assunto proporcionarão o surgimento de percepções refinadas para avaliar as ações desenvolvidas e elaborar estratégias de mitigação mais robustas e adaptadas à realidade climática e geológica do estado. “Além disso, seus conhecimentos ajudarão a modelar respostas preventivas e resilientes para futuros desafios ambientais, garantindo que o planejamento de segurança e as infraestruturas críticas estejam preparados para enfrentar tais eventos com maior eficácia”, justifica o senador.

A comissão é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Pontes: conhecimento de profissionais ajudará a modelar respostas preventivas e resilientes para futuros eventos ambientais – Foto: Roque de Sá /Agência Senado
Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

É preciso declarar o Pix no Imposto de Renda 2025?

O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…

18 minutos ago

MEI: Atualização nas regras exclui e incorpora profissões em 2025

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…

1 hora ago

Estudantes de Direito em SC Acusam Colega de Desviar R$ 77 Mil para Aposta em “Jogo do Tigrinho”

Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…

2 horas ago

É assim que o novo salário mínimo afeta seu bolso

O aumento do salário mínimo sempre gera expectativa, mas também traz consequências que vão além…

2 horas ago

Limbo previdenciário e seu impacto no trabalhador. Como proceder?

Recentemente, uma empresa de alimentos e bebidas foi condenada pela 11ª Vara do Trabalho da…

2 horas ago

Nova lei suspende CNH por dívidas em 2025? Entenda a verdade

Nos últimos meses, tem circulado a informação de que motoristas podem ter a Carteira Nacional…

2 horas ago